Site da campanha de Marina diz ter sido invadido e derrubado
Ataques teriam acontecido desde as 20h30 da última quinta-feira até as 13h20 desta sexta-feira
O site oficial da campanha da candidata presidenciável Marina Silva (PSB) divulgou um comunicado nesta sexta-feira (12) para avisar aos internautas que a página havia sido invadida por hackers. Os ataques teriam acontecido desde as 20h30 da última quinta-feira até as 13h20 desta sexta-feira.
De acordo com os responsáveis pelo site de Marina, essa é a segunda vez que isso acontece desde o início da campanha da candidata. O primeiro ataque aconteceu no final de agosto.
O ataque teria sido do tipo DDOS (Distributed Denial-of-Service), que acontece com o envolvimento de milhares de computadores. Nesse tipo de invasão, as máquinas - programadas por um comando único - acessam algum site ao mesmo tempo com o objetivo de engarrafá-lo e impedir que qualquer pessoa possa navegá-lo.
Segundo o comunicado oficial, milhões de computadores acessaram ao site da candidata do PSB, o que sugere que exista um amplo investimento na invasão. Devido ao ataque, o site da campanha ficou fora do ar na noite de quinta-feira, entre as 21h e 23h.
Classificado como crime tipificado e eleitoral - por impedir a propaganda de um candidato - o ataque será investigado. "O departamento jurídico da campanha de Marina Silva vai tomar todas as medidas necessárias junto à Justiça e à polícia para identificar e punir os responsáveis", diz o comunicado.