Terceira opção do PL, irmão de Bolsonaro é candidato a prefeito no interior de SP
Das oito eleições que Renato Bolsonaro já disputou, ganhou apenas uma, em Praia Grande, para vereador
Renato Bolsonaro é candidato à Prefeitura de Registro, interior de São Paulo, pelo PL, com trajetória política discreta em relação ao irmão Jair Bolsonaro.
Renato Bolsonaro é candidato à Prefeitura de Registro, no interior de São Paulo, pelo Partido Liberal (PL). Mas, diferente de seu irmão, o ex-presidente Jair Bolsonaro, Renato não está entre as figuras de maior destaque na política. Para além das Eleições 2024, em sua trajetória, das oito eleições que disputou ganhou apenas uma, em Praia Grande, para vereador.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Essa eleição foi em 2004, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a primeira em que se candidatou. Depois ele tentou ser vereador em Miracatu em 2008, assim como prefeito na mesma cidade em 2012 e 2016. Agora, pela primeira vez, tenta se candidatar em Registro.
Já Jair Bolsonaro ganhou 8 das 9 eleições que disputou, tendo perdido a eleição presidencial em 2022. Renato é um dos cinco irmãos de Jair, sendo mais nove anos mais novo. Ele também é capitão reformado do Exército.
Renato foi a terceira opção do PL neste ano, e entrou de última hora na candidatura. Segundo informações levantadas pela Folha de S. Paulo, a primeira indicação de Jair para representar a sigla foi o ruralista Jeferson Magario, que não topou – por ter se comprometido em apoiar Samuel Moreira (PSD), favorito na corrida eleitoral.
Já a segunda opção foi Nilton Hirota, atual prefeito de Registro. Ele chegou a ser lançado como pré-candidato à reeleição, mas depois foi divulgado que estava “gentilmente cedendo” o espaço ao irmão do ex-presidente.
Renato Bolsonaro é casado, empresário e possui o Ensino Médio Completo. Seu vice é Cabo Mendes. Segundo informações do DivulgaCand, Renato declarou R$ 3,2 milhões em bens.