Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tira-dúvidas Eleições 2022: o que você precisa saber

Veja o que você precisa saber antes de se dirigir à urna para votar com tranquilidade neste domingo

2 out 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Para votar com tranquilidade, é importante checar com antecedência o local da votação
Para votar com tranquilidade, é importante checar com antecedência o local da votação
Foto: Adriano Machado / Reuters

Para votar com tranquilidade, é importante tirar algumas dúvidas antes das eleições de domingo, em que 156 milhões de eleitores estão aptos ao voto. Veja algumas providências que podem ajudar antes do voto.

Como faço para votar?

É importante consultar o portal do Tribunal Superior Eleitoral ou o aplicativo e-Título para conferir se não houve mudança na zona ou na seção eleitoral. Para quem vai votar pela primeira vez é importante checar antes o local de votação.

Como encontrar o local de votação?

A pesquisa pode ser feita na página do Tribunal Superior Eleitoral. É preciso preencher os campos com o número do CPF ou do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe. Assim será possível encontrar a zona, a seção e o endereço de onde o eleitor deve comparecer para votar.

Shopping abre no dia de eleição?

De acordo com informações da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o funcionamento dos centros comerciais será normal no domingo. Os empregadores devem garantir que os colaboradores possam votar no período em que as urnas estarão abertas, das 8h às 17h de Brasília.

Qual o horário de votação?

A votação ocorre das 8 às 17h, de Brasília. Com isso, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h no horário local. No Acre, a votação acontece das 6h às 15h no horário local.

Em 11 municípios do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação também começa às 6h e termina às 15h no horário local: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nos outros 51 municípios do Amazonas, a votação vai das 7h às 16h no horário local. 

Já em Fernando de Noronha (PE), a votação ocorre das 9h às 18h também no horário local. 

Distribuir santinho no dia da eleição é crime?

Sim, é crime. É permitido apenas o uso de peças de vestuário e acessórios. A manifestação dos eleitores nos locais de votação deve ser "individual e silenciosa". Quem fizer boca de urna está sujeito à prisão (de seis meses a um ano) ou trabalho pelo mesmo período, além de multa.

Quem pode ser preso no dia da eleição?

Não é permitida a prisão de eleitores, no período que vai de cinco dias antes do pleito até 48 horas após. As exceções são para prisões em flagrante, sentença criminal condenatória por crime inafiancável e desrespeito a salvo-conduto.

Quais os documentos para votar?

Quem tem a biometria coletada poderá utilizar apenas as digitais como forma de identificação. Quem ainda não realizou o cadastro biométrico e estiver com o título regular poderá votar normalmente com a apresentação de um documento oficial com foto. O e-Título também poderá ser utilizado. Quem quiser baixar, tem até o fim do sábado para fazê-lo. No domingo o programa não estará disponível para ser baixado.

Quantas eleições posso faltar?

O eleitor que não votou e também não justificou a ausência nas últimas três eleições (cada turno é considerado) poderá ter o título cancelado. A situação do título pode ser consultada no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, informando seu nome completo e a data de seu nascimento.

Ainda posso mudar meu local de votação?

Não. Se você mudou de cidade, estado ou país, o prazo se encerrou em 4 de maio. Para as próximas eleições, que não incluem um eventual segundo turno, a solicitação de transferência de domicílio eleitoral é gratuita e pode ser feita pela Internet, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quem não votou na última eleição pode votar na próxima?

Sim. O título só poderá ser cancelado por conta da não participação em três eleições consecutivas, sem justificativa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade