Wanderlei Barbosa (Republicanos) é reeleito no Tocantins
Candidato pelo Republicanos liderou de ponta a ponta as pesquisas e segue mais quatro anos no poder
Wanderlei Barbosa, do Republicanos, conseguiu a reeleição para o governo do Tocantins neste domingo, 2. O atual governador teve crescimento nas pesquisas durante toda a campanha e disparou na reta final, com 100% das urnas apuradas ele foi eleito por 58,14% dos votos, segundo apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ronaldo Dimas (PL) ficou em segundo lugar com 22,50% dos votos. Foram registrados 889.580 votos totais sendo 93,06% de votos válidos, 2,59% de brancos e 4,31% de nulos. O percentual de abstinência ficou em 18,55%.
Wanderlei Nogueira disputou o pleito juntamente com Ronaldo Dimas (PL), Paulo Mourão (PT), Carmen Hannud (PCO), Coronel Ricardo (PMB), Irajá (PSD), Karol Chaves (PSOL) e Luciano de Castro (DC).
Sobre Wanderlei Barbosa
Aos 58 anos, Barbosa já foi vereador de Porto Nacional (TO) e também de Palmas.Também foi eleito como deputado estadual por duas oportunidades. Em seguida, assumiu o comando do Estado após renúncia de Mauro Carlesse. Seu vice será o ex-prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PDT), de 65 anos.
Líder nas pesquisas eleitorais durante toda a campanha, Wanderlei apareceu com 55% dos votos em levantamento da VOPE, divulgado na terça-feira, 27. O governador não participou do último debate da TV Anhanguera e focou sua campanha na saúde e infraestrutura.
"Estamos com as obras das UTIs de Paraíso em estágio bem avançado. Iremos entregá-las em breve. Sei como é difícil para as pessoas doentes, que moram aqui ou em outros municípios da Região do Vale do Araguaia, precisarem de um leito e terem que ir para Palmas. Queremos que as pessoas sejam cuidadas na sua cidade", prometeu ele, que disse que a meta do seu novo governo é descentralizar o serviço de saúde, levando melhores condições de tratamento aos cidadãos tocantinenses.
APURAÇÃO NO TOCANTINS
Wanderlei Barbosa (Republicanos): 58,14%
Ronaldo Dimas (PL): 22,50%
Paulo Mourão (PT): 10,64%
Irajá (PSD): 7,61%
Coronel Ricardo Macedo (PMB): 0,61%
Karol Chaves (PSOL): 0,30%
Dr. Luciano Do Oswaldo Cruz (DC): 0,15%
Carmen Hannud (PCO): 0,05%
Brancos/nulos: 6,9%
Abstenções: 18,55%
Confira a apuração completa do primeiro turno das eleições 2022.