Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja frases do primeiro debate do 2º turno para presidente

15 out 2014 - 00h33
(atualizado às 07h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República no segundo turno, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), foi realizado na noite desta terça-feira, em São Paulo, e transmitido pela TV Bandeirantes. Confira as frases mais marcantes do debate:

"Essa proposta de Mais Especialidades é a nossa proposta. Lamento que a senhora tenha demorado tanto para implantar(...) Parece que estamos aqui com dois candidatos da oposição", disse Aécio.

"Quem vê agora suas propostas pensa que o senhor é um candidato da situação, pois as únicas propostas que o senhor apresenta são as nossas.", respondeu Dilma.

"No governo de Minas, vocês não cumpriram a destinação mínima para a saúde, desviaram R$ 7,6 bi da saúde. (...) A saúde em Minas é a terceira pior (no sudeste)", afirma Dilma

"Lamento que a senhora esteja tão desinformada. Todas as nossas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas. (...) MG é reconhecido pelo Ministério da Saúde do seu governo como melhor qualidade de saúde de toda região sudeste", respondeu Aécio.

Foto: Arte Terra

“Quem faz ataques cruéis é o senhor e distorce todos os fatos e a realidade. Vocês dizem que fizeram o Bolsa Família. Fizeram o Bolsa Escola que tratava de 5 milhões de pessoas, nós fizemos um programa que atende 50 milhões de pessoas”, rebate Dilma.

“Quando o seu candidato a ministro da fazenda entrou no governo, a dívida estava com 28%, e quando saiu estava em torno de 60%. (...) Eu acredito que o senhor esqueceu o que ocorria no governo FHC. O senhor indicou (Armínio Fraga) um ministro da fazenda que por duas vezes deixou a inflação superar o limite da meta”, diz Dilma.

“Vamos ser honestos, o FHC assumiu o governo com inflação a 916% ao ano, ela chegou a 7% e depois foi a 12% quando o presidente Lula assumiu. Vamos ser honestos, candidata. É preciso ter humildade pra admitir que vocês fracassaram na condução da politica econômica”, rebate Aécio.

"No que se refere à previsibilidade. Previsibilidade para que? Para ter a segunda maior taxa de desemprego e número de desempregados em 2002, no mundo? Só ganhávamos da Índia. Vocês conseguiram ter 11 milhões e 400 mil desempregados. (...) Diante de uma grave crise, nós mantivemos o emprego, mantivemos salário e continuamos investindo", afirma Dilma.

"Tire os olhos do retrovisor. Vamos olhar pra frente. Vamos falar de um Brasil que não está crescendo. Nós não vamos crescer nada esse ano. (...) Empregos de boa qualidade estão indo embora. Seu governo chega ao final de forma melancólica, pois fracassou na condução da economia, fracassou na melhoria dos nossos indicadores sociais", responde Aécio.

"É fundamental que o País pare de ter impunidade, investiga ou finge investigar e não pune. (...) Aonde estão todos os envolvidos na compra de votos da reeleição, todos soltos, no mensalão tucano mineiro, todos soltos, na compra de trêns em São Paulo, todos soltos", disse Dilma

"Acho que não sou eu que não enxergo. A senhora busca comparar coisas muito diferentes, não queira nos comparar candidata. O que acontece na Petrobras é muito grave como nunca aconteceu nessa República", responde Aécio.

"Quero responder olhando nos seus olhos. A senhora está sendo leviana, candidata. O Ministério Público Federal atestou a regularidade dessa obra (sobre o aeroporto em Cláudio, Minas Gerais). (...) A senhora não tem conhecimento porque foi a MG mais vezes depois que virou candidata do que nos 40 anos anteriores", afirma Aécio.

"O senhor está extremamente enganado com a decisão do Ministério Público, que não aceitou a investigação criminal, mas aceitou a investigação do aeroporto de Cláudio sobre improbidade administrativa, que é má administração do dinheiro público", responde Dilma.

"Não consigo entender a sua dificuldade em entender o mérito dos outros. O Bolsa Familia é um avanço. Mas se fizermos um DNA do Bolsa Família, o pai será FHC e a mãe a senhora Ruth Cardoso. Vocês aproveitaram o início do cadastro único e avançaram" disse Aécio.

Foto: Arte Terra

"A nossa proposta para educação começa por cumprir uma proposta que não foi cumprida. Construir as 6 mil creches prometidas", disse Aécio.

"Essa história das creches está muito mal contada. Você sabe quantas das crianças de 4 a 6 anos estão na escola? 89% delas", responde Dilma

"Há medo hoje na sociedade brasileira de o PT governar por mais 4 anos, porque os empregos foram embora, porque a indústria participa hoje com menos do que participava. É o pior desempenho da indústria dos últimos 50 anos. (...) Vou resgatar a credibilidade do País e atrair investimentos", finaliza Aécio.

"Você (eleitor) deve se perguntar quem tem mais capacidade e experiência para garantir o que conquistamos e avançar nas mudanças, quem tem compromisso verdadeiro com trabalhadores para manter suas conquistas e direitos e protegê-los em tempos fáceis e difíceis. (...) Eu, como todos os brasileiros, quero um tempo novo", conclui Dilma.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade