'Vou dar um pau em você', brinca Datena com Boulos nos bastidores de primeiro debate eleitoral
Guilherme Boulos (PSOL) está na liderança das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo; Datena (PSDB) ocupa 3ª colocação
Com os candidatos à Prefeitura de São Paulo já posicionados em seus lugares para o primeiro debate das Eleições 2024, nesta quinta-feira, 8, uma cena chamou a atenção: Guilherme Boulos (PSOL) e José Luiz Datena (PSDB) conversando antes de entrarem no ao vivo. A reportagem do Terra acompanhou os bastidores do debate da Band e, mesmo com a distância entre o palco e a plateia, foi possível ouvir Datena dizer: “Vou dar um pau em você”.
- Terra, Estadão e Faap promoverão debate entre concorrentes à Prefeitura de São Paulo em 14 de agosto, a partir das 10h. Programe-se e acompanhe o evento aqui no Terra.
Participam do debate os candidatos Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL).
Boulos (PSOL) e Datena (PSDB), candidatos para a Prefeitura de São Paulo, conversam antes do primeiro debate eleitoral e Datena dispara: "Vou dar um pau em você".
📹: Terra pic.twitter.com/kNSlecKAwq
— Terra (@Terra) August 9, 2024
As eleições municipais de 2024 serão no dia 6 de outubro, o primeiro domingo do mês. Já o segundo turno, se for o caso, deve ocorrer no último domingo de outubro, no dia 27.
Cenário político
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) estão na liderança das intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, empatados tecnicamente com 23% e 22%, respectivamente. Esse é o cenário divulgado pelo Datafolha nesta quinta-feira, a primeira pesquisa após as convenções que definiram os candidatos.
O panorama se mantém estável em comparação à pesquisa anterior, realizada no início de julho, quando o prefeito em exercício e o deputado federal obtiveram 24% e 23%, respectivamente. O cenário está estável desde maio, quando seguiram com variações dentro da margem de erro.
Em terceiro lugar na disputa, aparecem o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e o coach Pablo Marçal (PRTB), ambos com 14% das intenções de votos. Os dois seguem em ascensão – na pesquisa de julho, estavam com 11% e 10%, respectivamente. Em maio, tinham 8% e 7%.
Mais distantes, agora estão Tabata Amaral (PSB), com 7%, e Marina Helena (Novo), com 4% – essa última que não participa do debate desta quinta-feira, 7. Na sequência, aparecem João Pimenta (PCO) com 2% e Altino (PSTU) com 1%, que também não participam da sabatina.
Os demais candidatos não pontuaram. Votos brancos ou nulos somam 11%, e 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. Este levantamento é o primeiro realizado após a saída de Kim Kataguiri (União Brasil) da corrida eleitoral, que alegou falta de apoio dentro de seu partido. Kataguiri declarou voto em Nunes.
Segundo o Datafolha, em um cenário de segundo turno com Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, que lideram nas pesquisas, o atual prefeito aparece com 49% e o deputado federal com 36%. A distância entre eles aumentou, com vantagem para Nunes. Antes, na pesquisa de julho, as intenções eram de 48% a 38%, respectivamente. 12% dizem que votariam em branco ou nulo e 2% preferiram não se posicionar.
O Datafolha entrevistou 1.092 eleitores na cidade de São Paulo na terça-feira, 6, e na quarta-feira, 7. A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo e registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-03279/2024, possui uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.