Wilson Lima e Eduardo Braga disputam segundo turno no Amazonas
O atual governador liderou as pesquisas de intenção de voto durante a campanha, mas não foi suficiente para decidir a eleição neste domingo
Wilson Lima (União Brasil) e Eduardo Braga (MDB) decidirão em segundo turno, no próximo dia 30, quem será o futuro governador do Amazonas. O resultado saiu na noite deste domingo, 2.
Com 98,70% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até as 22h20, Wilson Lima aparecia com 42,61% dos votos válidos. Eduardo Braga recebeu 20,83% dos votos. Também disputaram as eleições: Amazonino Mendes (Cidadania), que recebeu 18,73% dos votos; Ricardo Nicolau (Solidariedade), com 11,49%; Carol Braz (PDT), com 4,60%; Henrique Oliveira (Podemos), com 0,51% dos votos; Nair Blair (Agir), com 0,10%; e Dr. Israel Tuyuka (PSOL), com 1,12%.
Foram registrados ainda 6,54% de votos nulos e 2,79% de votos brancos, além de 20,11% de abstenções. Ao todo, 2.647.748 eleitores estavam aptos a votar no Amazonas.
Confira em tempo real a apuração do primeiro turno das eleições
Campanha no Estado
Com 16% de intenções de voto válido na primeira pesquisa Ipec, Braga iniciou a corrida 14 pontos percentuais atrás dos líderes de pesquisa. Wilson e Amazonino apareciam com 30% e estavam tecnicamente empatados.
Até mesmo a última pesquisa divulgada pelo Ipec, no dia 17, não conseguiu captar a ascensão de Braga. No levantamento, ele oscilou dentro da margem de erro de 16% para 17%.
A reta final, no entanto, foi marcada pelos ataques de Braga aos dois primeiros colocados - ambos respondem por casos de corrupção. A ofensiva pode ser uma das explicações para que Braga conseguisse reverter o quadro desfavorável.
Sobre Wilson Lima
Apresentador de programa policial e locutor de comercial, Wilson Lima, de 46 anos, é paraense, mas mora no Amazonas desde 2006. Ele se mudou para a capital Manaus para ser repórter de TV em uma emissora local.
Graduado em jornalismo, chegou a desempenhar o papel de mestre de cerimônia na Prefeitura de Manaus. Em 2010, ganhou destaque ao assumir o programa Alô Amazonas, onde permaneceu até se tornar candidato.
Em sua primeira disputa política para as eleições de 2018, conseguiu se eleger governador do Estado na onda bolsonarista, que marcou aquele ano e desbancou políticos tradicionais da região. À época, ele venceu o seu atual adversário no segundo turno, Amazonino Mendes.
Recentemente, Wilson virou réu em ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por supostos crimes praticados durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19, em 2020.
Sobre Eduardo Braga
Engenheiro Elétrico e ex-governador do estado, Braga tem 61 anos e é natural do Pará. Iniciou a carreira política ainda muito jovem. Em 1986, Eduardo foi eleito vereador de Manaus com apenas 21 anos. Naquele ano, desempenhou um importante papel como relator da Constituição do Amazonas.
Em 1990, se elegeu como deputado federal. Detalhe: foi eleito obtendo a maior votação do seu partido. Dois anos depois, participou das eleições de 1992, onde foi eleito vice-prefeito de Manaus na chapa de Amazonino. Posteriormente, assumiu o cargo de prefeito da capital após Amazonino renunciar para concorrer ao governo do estado.
Foi eleito governador do estado em 2002 no primeiro turno. Com bons índices de aprovação, acabou reeleito em 2006 também em primeiro turno. Também passou pelo Senado Federal no ano de 2011, participando de importantes votações sobre temas ambientais, como a Medida Provisória do Código Florestal.
Sempre com posicionamentos mais à esquerda, acabou sendo indicado como ministro de Minas e Energia no governo Dilma. O ministério é uma das pastas mais relevantes e estratégicas do Governo Federal. Por lá permaneceu até o processo de impeachment de Dilma.
Apuração no Amazonas
Total de votos válidos:
Wilson Lima (União Brasil): 42,61%
Amazonino Mendes (Cidadania): 18,73%
Eduardo Braga (MDB): 20,83%
Ricardo Nicolau (Solidariedade): 11,49%
Carol Braz (PDT): 4,60%
Henrique Oliveira (Podemos): 0,51%
Dr. Israel Tuyuka (PSOL): 1,12%
Nair Blair (Agir): 0,10%