Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em evento, Lula pede minuto de silêncio para vítimas da queda de avião em Vinhedo (SP)

O presidente estava no evento de lançamento da Fragata Tamandaré quando soube do ocorrido

9 ago 2024 - 15h13
(atualizado em 10/8/2024 às 01h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula pede um minuto de silêncio para vítimas da queda de avião em Vinhedo (SP):

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava no evento de lançamento da Fragata Tamandaré, um novo 'navio de guerra' da Marinha, quando soube da tragédia em Vinhedo, no interior de São Paulo. Nesta sexta-feira, 9, um avião com 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo caiu na região. Durante seu discurso na cerimônia realizada em Itajaí, em Santa Catarina, Lula pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas.

O presidente soube da notícia pouco antes de discusar no evento e fez questão de avisar aos presentes. "Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio. Acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes, e parece que todos morreram. Eu queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas", pediu Lula.

Foto: Reprodução/X

O perfil oficial do chefe de Estado publicou o momento nas redes sociais. "Uma notícia muito triste. Toda minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas", diz a legenda.

O que aconteceu?

O avião da Voepass Linhas Aéreas, antiga companhia Passaredo, modelo ATR-72, decolou de Cascavel, no Paraná, às 11h46, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O voo 2283 tinha 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Conforme a Agência Nacional de Avião Civil (Anac), esse modelo de avião comporta até 68 passageiros. 

Segundo informações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até 13h20. "No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22".

Conforme apurado pelo Terra, registros do Flightradar, plataforma de monitoramento de aeronaves, mostram que o voo se manteve na altitude de cerca de 17 mil pés até por volta de 13h20. 

Foi aí, então, que o avião fez uma curva brusca. Tudo foi muito rápido. Às 13h21, o voo foi de uma altitude de 17.200 pés para 10.025. Já às 13h22, o avião foi rapidamente de 9.475 para 4.100 pés, no último registro. Sendo assim, em um minuto, a aeronave despencou cerca de 13.100 pés, o equivalente a 3.992 metros.

Logo após o acidente, a Voepass Linhas Aéreas informou, por meio de nota, que ainda não há confirmação de como ocorreu o acidente. "A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores", disse, em comunicado.

"A aeronave decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização de voo", acrescentou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade