Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em reunião com empresários, Macron defende Brasil na OCDE

Em encontro organizado pelo LIDE, o presidente francês se reuniu com uma comitiva de 35 empresários na manhã desta quinta-feira (12), no Palácio Élysée, em Paris

12 set 2024 - 16h29
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quinta-feira (12), o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que apoiará a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A declaração ocorreu em um encontro com 35 empresários de grandes corporações brasileiras no Palácio Élysée, em Paris.

Macron debate relações com o Brasil com empresários
Macron debate relações com o Brasil com empresários
Foto: Laurent Blevennec / Présidence de la République / Perfil Brasil

O Rencontre France Brésil, organizado pelo LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), contribuiu para ampliar as relações bilaterais e antecipar importantes diálogos que serão pautas na COP 30, em 2025.

"Neste encontro, o presidente Emmanuel Macron tratou de temas bilaterais de todos os aspectos, tanto na agroindústria, quanto nos setores de tecnologia, ciência, pesquisa, inovação, defesa, segurança aeroespacial e turismo. Foi um verdadeiro show conhecimento, eficiência e carinho pelo Brasil. Macron fez, ainda, uma defesa importante da entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O presidente também sinalizou que gostaria que as empresas francesas ampliassem seus investimentos no Brasil, porque confia nessa bilateralidade", destacou o co-chairman do LIDE, João Doria.

A OCDE foi criada em 1960 e, hoje, conta com 38 membros da Europa, Américas, Ásia e Oceania, além de manter relações com mais de 70 países não-membros. Com sede em Paris, a organização é estruturada em diretórios que atual nas áreas social e econômica, pautando temas como macroeconomia, comércio, desenvolvimento, educação, ciência e inovação.

Empresários debatem com Macron as relações bilaterais

A relação comercial entre os dois países foi tema do encontro, que abordou, ainda, o potencial de investimentos de longo prazo com segurança.  "Os franceses estão no Brasil há muito tempo: Saint-Gobain há 100 anos, Loreal há 70 anos, Carrefour há 50 anos. As empresas francesas não deixaram de investir no Brasil, e as empresas brasileiras começaram a investir na França", disse o presidente do LIDE França, Pedro Antônio Gouvêa.

Gouvêa frisou a importância da conversa estabelecida com o líder francês. "No encontro, falamos sobre três pontos essenciais: a condição do Brasil liderar a pauta ambiental; a matriz energética, que não há nenhuma outra no mundo como a brasileira; e o humanismo, que é essencial também no capitalismo. Em relação ao agro, destacamos a importância de não o ver como vilão, já que o Brasil dá de comer ao mundo. Macron compartilha de todas essas opiniões. Não existe democracia sem diálogo", completou.

Entre os presentes estavam: Nelson Tanure, da Light;Sérgio Zimerman, da Petz; Fabio Faccio, da Lojas Renner; Jerome Cadier, da Latam; Fabio Barreto, da Farm, entre outros.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade