Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Empresa quer linha de trem turístico de Porto Alegre até Gramado

Projeto é previsto inicialmente para passar pelo Vale do Sinos

8 abr 2024 - 08h18
(atualizado em 11/4/2024 às 16h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Renato Grillo Ely, administrador da Sul Trens, explica que o projeto surge na esteira da Lei das Ferrovias, aprovado em 2021 e prevê a exploração de linhas de trem por entidades privadas.

"A partir disso, nossas três empresas estão associadas, estão estudando, e chegaram à conclusão que é viável a implantação desse sistema com as características proposta",

Ely é taxativo ao destacar que o projeto não está vinculado ao atendimento de transporte à população. Segundo ele , o objetivo é o atendimento a uma demanda turística. explicando que a demanda de passageiros de transporte urbano é realizada pelo Trensurb até a cidade da Novo Hamburgo.

Em compensação, de acordo com o administrador da SulTrens, não será necessário qualquer investimento público já que o projeto pretende atender a demanda privada.

" Ao governo cabe analisar os projetos, orientar o desenvolvimento dos estudos ambientais e, após aprovar os estudos ambientais, conceder as licenças. O papel do governo é fundamental, mas não há nenhum aporte financeiro."

Mesmo sem valores definidos, tanto em investimentos quanto de passagem, o administrador diz que já um plano traçado em relação a como vai funcionar o atendimento e também quanto ao trajeto. A empresa pretende colocar um trem com capacidade de 250 passageiros, que funcionaria todos os dias, alegando não ter o orçamento definitivo, fato que só irão saber quando o projeto de engenharia estiver concluído.

A equipe aposta em um cronograma relatado que em menos de 120 meses, ou seja 10 anos, a linha de trem já esteja em pleno funcionamento. A ideia é que as viagens comecem a partir das 7 horas com intervalos de uma hora entre cada partida da estação que ficaria posicionada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Depois das 10 horas os intervalos reduziram para partidas a cada meia hora até às 19 horas. O trecho a ser percorrido pelo trem passaria por trás das áreas urbanas de Canoas, Sapucaia, Novo Hamburgo, Taquara, seguindo por Nova Hartz até chegar a Gramado.

Na próxima semana a empresa deve se reunir mais uma vez com representantes do governo estadual para apresentar o projeto.

O titular da Sedec, Ernani Polo, aponta para uma avaliação positiva da proposta e afirma parecer interessante em qualquer país ou outros estados também, que tem um desenvolvimento mais acelerado, os trens são uma realidade no transporte, na locomoção", avalia.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade