Enchentes em Porto Alegre: Datacenter do governo do RS é desligado, serviços podem ficar indisponíveis
Medida emergencial visa evitar colapso da rede após inundação da sede do Procergs
O governo do Rio Grande do Sul anunciou ontem, 6 de maio, o desligamento do sistema de processamento de dados estaduais devido às enchentes que afetaram a capital gaúcha. A medida foi tomada para evitar um colapso da rede, após a inundação da sede do Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação S.A).
Segundo informações do governo estadual, a água atingiu o quadro elétrico, nobreaks e geradores do centro de processamento de dados, causando a desativação das casas de bombas na região central.
Com o sistema desligado, os sites do governo e diversos serviços podem ficar indisponíveis. No entanto, os sistemas da Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública foram mantidos operacionais devido à crise enfrentada pelo estado.
O Detran RS emitiu um comunicado informando a paralisação dos serviços de Crva, CFC, guinchos e fábricas de placas em todo o estado devido à falta de operação pelos sistemas.
Até o momento, não há informações sobre a normalização do sistema, deixando em suspense a retomada dos serviços afetados pela interrupção do datacenter do governo do RS.