A Associação Brasileira de Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet) anunciou que será impossível para os provedores de acesso à web alcançarem as metas estipuladas pelo governo federal de redução do consumo de energia elétrica. Segundo o presidente da associação, Roque Abdo, as medidas do governo terão forte impacto para os provedores, porque o setor investiu pesadamente durante os últimos 12 meses em profissionais, equipamento e sistemas.
"O consumo de energia de um ano atrás no setor era bastante diferente do atual. O número de usuários de Internet teve um crescimento de aproximadamente 100%, conforme demonstram várias estatísticas do mercado", explicou Abdo.
Para ele, o setor de provimento de Internet não pode ser comparado com outros, mais tradicionais, devido ao seu crescimento. "A redução deve ser feita em função da operação atual e não relacionada ao ano passado", disse Abdo.
Ainda assim, ele não acredita que os provedores consigam atingir a meta, porque seus serviços são usados 24 horas por dia e dependem de equipamento que precisa de ar-condicionado para funcionar, como computadores, servidores e sistemas.