O ministro de Infra-Estrutura da Argentina, Carlos Bastos, deixou, o Ministério de Minas e Energia, após encontro com o ministro José Jorge. Em uma rápida entrevista à imprensa, o Jorge disse que a Argentina deverá repassar de imediato cerca de 500 Megawatts de energia ao Brasil. Essa operação se daria com o fornecimento desses 500 MW ao Paraguai, pela usina Yacireta, que repassaria ao Brasil a mesma quantidade de energia, por intermédio de Itaipu.
Ao todo, o Brasil vai importar 1048 MW de energia da Argentina em 2001. Desse total, apenas 300MW serão destinados para regiões carentes. Até 2003, este valor deve subir para 2748 MW.
Na conversa entre os dois ministros, foi tratada também a construção de linhas de transmissão no Brasil e Argentina para aumentar a interconexão energética entre os dois países. Os presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e da Argentina, Fernando de la Rúa, deverão assinar, nos dias 21 e 22 deste mês, um acordo bilateral para intensificar o processo de integração energética entre os dois países. O acordo será assinado em Assunção (Paraguai), durante reunião dos chefes de estado dos Países do Mercosul.