Anatel autoriza emissoras de rádio e TV a reduzir potência em 30%
Segunda, 11 de junho de 2001, 13h33
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Renato Guerreiro, anunciou hoje durante sua participação no XXII Congresso Brasileiro de Radiodifusão, em São Paulo, que as empresas de rádio e televisão estão autorizadas a reduzir em 30% sua potência de transmissão, como medida de contenção de energia. A medida será publicada amanhã no Diário Oficial. A redução será efetuada em horários definidos pelas próprias empresas, respeitando sua capacidade.
Segundo Guerreiro, com a redução, a cobertura das emissoras poderá cair entre 13% e 9% sendo a qualidade de transmissão não perceptível a ouvintes e telespectadores. Guerreiro lembrou que as grandes empresas do setor possuem geradores e não precisarão utilizar a medida. Atualmente, quem utilizar a sua potência em níveis não determinados estará sujeito a punições.
Sem ruptura - Guerreiro, afirmou também que não haverá qualquer ruptura de transmissão nas empresas de radiodifusão no Brasil em razão da crise de energia. Segundo Guerreiro, as empresas contam com mais de 90% de capacidade em suas estações de transmissão para suprir eventuais problemas de energia, tendo em vista que a maioria delas possui geradores de energia.