Hidrelétrica de Tocantins é a maior obra civil do país
Quinta, 05 de julho de 2001, 10h34
A Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, que o presidente Fernando Henrique Cardoso visitará amanhã, no estado do Tocantins, entre os municípios de Miracema e Lajeado, é a maior obra civil em construção no país e vai gerar energia suficiente para atender 10 milhões de habitantes.
A construção começou em 1998 e deverá estar pronta até o final do ano que vem, tempo considerado récorde para esse tipo de empreendimento. O fechamento da barragem está previsto para setembro e o início do funcionamento da primeira turbina, para outubro. A energia gerada pela Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães será transportada pelo Linhão Norte/Sul e, a partir daí, distribuída para o resto do país.
Empregos - A construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães está gerando 6 mil empregos diretos e mais de 15 mil indiretos. A usina é a primeira barragem construída depois da criação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e está sendo executada dentro das normas da nova legislação ambiental.
As empresas privadas que estão participando do consórcio, juntamente com o governo federal, estão executando 34 programas ambientais em parceria com 100 instituições, entre elas, Universidade de São Paulo, Uiversidade de Brasília, Ibama e diversas ongs.