A iluminação pública da avenida Beira Mar, em Fortaleza, volta a funcionar normalmente antes da 10° edição do Fortal, o carnaval fora de época que começa na próxima quinta-feira, 26, e prossegue até o domingo. O anúncio foi feito ontem numa reunião no hotel Meliá Confort, com representantes de diversos órgãos que estarão envolvidos na estrutura do evento. Segundo o chefe da Divisão de Manutenção Preventiva da Coelce, Cleber Cunha, a iluminação da área deverá permanecer normalizada mesmo após o evento. Continuarão desligados apenas a iluminação das quadras e os refletores de solo.
Cleber Cunha explicou que a solicitação foi feita pela Prefeitura de Fortaleza e foi possível porque o município superou a meta de 35% de racionamento de energia elétrica, chegando a 37,76%. Segundo ele, o principal motivo do reforço na iluminação da avenida foi a segurança do local, pelo fato de a Beira Mar ser considerada um ponto turístico da cidade e não só para atender o evento.
A iluminação da Beira Mar ficará restabelecida com 245 kW. Ou seja, serão religados 123 kW, o que corresponde a um aumento de cerca de 0,5% do que foi reduzido no consumo de energia elétrica na iluminação pública em toda a cidade.
Segundo Cunha, ontem mesmo começaram os serviços de religação da rede, orçados em R$ 1.400,00. Atualmente a iluminação na área da Beira-Mar representa 1,2% de todo o consumo da cidade.
A responsável pela coordenação dos Serviços de Iluminação Pública do Município, Thereza Neumann, diz que o religamento deve coincidir com o Fortal, mas será permanente para a área, devendo continuar após o evento.
De acordo com ela, a decisão foi tomada "em virtude do movimento de turistas na área, do Fortal e da grande quantidade de grupos geradores na Beira Mar, que tecnicamente não garantiriam a segurança no local".
Thereza Neumann disse, ainda, que os custos de religação são irrisórios, e que como servirão à área da Beira Mar e não ao evento em si, serão arcados pela Prefeitura.
Acrescentou que, com o racionamento, a Prefeitura ficou com um saldo de quase 3% na iluminação pública e mesmo com a religação da Beira Mar, haverá saldo suficiente para corrigir distorções noutras áreas. Thereza disse não ter números sobre quanto seria pago pelo município para iluminar toda a área.
Para o diretor da Click Promoções, organizadora da micareta, Ailton Júnior, a iluminação pública deve garantir maior tranqüilidade para os órgãos envolvidos no evento.
Segundo ele, o Fortal deve alcançar um público de dois milhões de pessoas durante os quatro dias e gerar ocupação para 30 mil pessoas, nove mil só na parte de segurança.