Indústrias economizaram 18% de eletricidade em junho e julho
Terça, 14 de agosto de 2001, 17h31
O vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Carlos Gomes Carvalho, disse hoje que o setor industrial conseguiu economizar 18% de energia elétrica nos meses de junho e julho. Entretanto, apenas metade das indústrias conseguiu atingir esse percentual.
Segundo Carvalho, seria muito difícil economizar mais do que isso sem que houvesse um sacrifício para a produção e o emprego. Carvalho informou também que nos últimos quatro anos, ou seja, antes do racionamento, a indústria já tinha conseguido economizar 12% de energia elétrica, com o objetivo de reduzir o Custo Brasil. A meta de economia estabelecida pela Câmara de gestão da Crise de Energia Elétrica para a indústria é de 20% a 25%, de acordo com o segmento produtivo.
O vice-presidente da CNI afirmou que, na última década, o consumo de energia da indústria cresceu 2,5% ao ano, enquanto o das classes comercial e residencial aumentou 7%. Ele explicou que a energia é o principal insumo da indústria e representa 40% de seus custos. "A indústria está fazendo exatamente o que pode".