O Estado do Pernambuco não terá feriado no dia 26 de novembro, como estava previsto pela Medida Provisória N° 05, assinada pelo presidente Fernando Henrique e publicada hoje. A alteração foi anunciada no início da tarde pelo secretário de Administração e coordenador da Comissão Estadual de Acompanhamento da Crise Energética, Maurício Romão, em coletiva no Palácio do Governo de Pernambuco.O feriado do dia 26 será substituído por um feriado total no dia 02 de novembro, Dia de Finados, que em Pernambuco era apenas ponto facultativo nas repartições públicas. O secretário estadual de Infra-estrutura, Fernando Dueire, explicou que a modificação teve o objetivo de diminuir o impacto econômico, principalmente no comércio que, naquele período, já estará aquecido com o 13° salário.
Segundo ele, o Estado também sairia perdendo por conta da diminuição do pagamento de ICMS. "Mantivemos contatos com os vários setores do governo federal e recebemos autorização para fazer a mudança", frisou.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Eduardo Catão, elogiou as mudanças feitas e criticou a forma como o governo federal está agindo sobre esta questão. "As medidas estão sendo tomadas sem qualquer planejamento e sem que os diversos setores econômicos sejam consultados", afirmou.
Segundo a CDL, o comércio está pagando um preço muito alto pelo problema, ocasionado pela falta de investimentos no setor. Catão afirmou que o prejuízo do setor desde o início do racionamento de energia é da ordem de 25% na região metropolitana.