A redução do consumo de energia elétrica, com o primeiro feriado programado do Nordeste, contribuiu com 0,3% da economia acumulada durante este mês. Dessa forma, passou de 13,6%, até o último domingo, para 13,9%. Esse resultado foi considerado excelente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)."O resultado foi excepcional, e mostra como foi positivo o feriado para melhorar a economia do Nordeste", afirmou o presidente do ONS, Mário Santos. Mário disse ainda que os bons resultados do feriado tornam mais difíceis a implantação de medidas adicionais do Plano B.
Entre as medidas, estão o aumento da meta de consumo para indústrias eletro-intensivas, que hoje têm cota de 25% de economia, e os apagões programados em dias úteis e durante os feriados obrigatórios.
"Fica bem mais distante a possibilidade de qualquer medida adicional para o Nordeste", ressaltou Mário Santos. O feriado também fez aumentar, de 1,56% para 1,62%, a folga do nível dos reservatórios da Região Nordeste em relação à previsão para o período.
A redução do consumo durante todo o dia de ontem foi de 24,5%, o equivalente a 175 Megawatts, suficiente para atender Pernambuco. A economia foi maior que a registrada no último domingo (22,3%), dia de menor consumo da semana.
Leia mais:
» Alagoas economiza 1,22% de energia com feriado
» Parente comemora economia de energia com feriado programado
» Nordeste ultrapassa meta com feriadão do Plano B