"Vamos economizar mais para não ficar sem nada". Esse é o slogan da campanha publicitária que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) lançou no último sábado em todos os estados do Nordeste que participam do racionamento de energia - a única exceção é o Maranhão. A campanha, que vai durar duas semanas, está sendo apresentada em emissoras de rádio, TV e nos jornais estaduais.
A idéia é lembrar aos consumidores que ainda há o que cortar para atingir a meta de 20% de economia estabelecida pela Câmara de Gestão da Crise de Energia. Segundo a Chesf, a economia acumulada em novembro, até este domingo, foi de apenas 14,1%, enquanto o reservatório de Sobradinho está com um volume útil de 5,8%, considerado baixíssimo para a geração de energia.
Desde o início do racionamento, a economia de energia vem decrescendo drasticamente no Nordeste. Em junho foi de 19,7%; em julho, 21,1%; em agosto, 18,9%; em setembro caiu para 16,7% e despencou em outubro para 13,9% - apesar dos feriadões dos dias 12 e 22 de outubro (este último marcado extraordinariamente pela GCE).