A meta de consumo de energia o racionamento foi atingida por todas as regiões do país nos primeiros 16 dias de dezembro. Desde as mudanças no plano do racionamento, anunciadas no mês passado, o parâmetro para acompanhamento do racionamento passou a ser a meta de consumo. A região Nordeste economizou 7,3% de energia com relação à meta de consumo de 5.400 MW médios. No Norte, a folga atingiu 9,3%. No Sudeste e Centro-Oeste, o gasto de energio no mês de dezembro ficou 6,08% abaixo do limite fixado pelo governo.
O nível dos reservatórios também vem subindo continuamente em todas as regiões, superando as expectativas do governo. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, os reservatórios estão con 25,98% de sua capacidade, 11,82 pontos percentuais acima da previsão. Já no Nordeste, os reservatórios estão 5,73 pontos acima do esperado, com um nível de 10,35%.
O reservatório da hidrelétrica de Tucuruí, na região Norte, está com 38,35% da capacidade. Até o final do mês, esse nível deve subir para 50%, permitindo o fim do racionamento na região.