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Entrega de equipamentos reforça rede de atendimento a paradas cardiorrespiratórias na Capital

Entrega oficial ocorreu nesta quinta no Hospital Moinhos de Vento

13 mar 2025 - 16h28
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A Prefeitura de Porto Alegre avança na ampliação da rede de resposta rápida a paradas cardiorrespiratórias com a entrega oficial de novos equipamentos na manhã desta quinta-feira, 13, no Hospital Moinhos de Vento. A iniciativa faz parte do projeto Cidade Cardio-Protegida, desenvolvido em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e coordenado pela instituição de saúde.

Foto: Imagem Ilustrativa / Carolina Zeni / SMS / PMPA / Porto Alegre 24 horas

Foram disponibilizados desfibriladores de uso e de treinamento, 16 bonecos utilizados para simulação de compressões cardíacas, além de notebooks, totalizando um investimento de R$ 1,7 milhão em equipamentos. O objetivo é capacitar mais pessoas para agir rapidamente diante de situações críticas, aumentando as chances de sobrevivência até a chegada das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Desde o início do projeto, 145 desfibriladores externos automáticos (DEA) foram distribuídos estrategicamente em farmácias das redes Panvel e São João, possibilitando o uso por voluntários previamente treinados e cadastrados no aplicativo True PCR. Mais de 1,9 mil pessoas já foram capacitadas. Agora, nesta nova etapa, a Secretaria Municipal de Saúde está em tratativas com equipes de segurança e transporte da cidade para avaliar a viabilidade da instalação de DEAs em locais de grande circulação ou em viaturas dessas equipes, ampliando ainda mais a cobertura da rede.

O projeto tem como base a importância da resposta imediata em casos de parada cardiorrespiratória. Estudos apontam que os primeiros cinco minutos são cruciais, pois a cada minuto sem atendimento, as chances de sobrevivência diminuem em até 10%. Atualmente, Porto Alegre registra aproximadamente 500 casos por ano de paradas cardiorrespiratórias fora do ambiente hospitalar, com taxa de sobrevivência em torno de 20%.

A cerimônia de entrega contou com a presença da vice-prefeita Betina Worm, do CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, do coordenador do Samu Porto Alegre, Fabiano Barrionuevo, além de representantes da SMS e da instituição hospitalar. "Seguimos trabalhando para tornar Porto Alegre uma cidade cada vez mais cardioprotegida, garantindo um atendimento ágil e eficiente para salvar vidas", destacou o secretário Fernando Ritter.

"Nossa atuação vai além da assistência hospitalar, pois acreditamos que a saúde está diretamente conectada a diferentes aspectos da vida das pessoas. Por isso, investimos em projetos que gerem impacto social e promovam bem-estar para a comunidade", complementou Parrini.

"O tempo é um fator determinante na parada cardiorrespiratória. Ter um DEA disponível e alguém capacitado para utilizá-lo pode ser a diferença entre a vida e a morte", finaliza o coordenador do Samu Porto Alegre, Fabiano Barrionuevo.

A capacitação de voluntários é um dos pilares do projeto. A meta é treinar 3 mil voluntários até o final deste ano. Interessados em participar podem se cadastrar neste link.

Com a informação PMPA.

Porto Alegre 24 horas
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