Equipes da CEEE Equatorial impedem furto de cabos no Litoral Norte
O monitoramento da distribuidora detectou uma invasão na Subestação Pinhal e acionou imediatamente a Brigada Militar
Na madrugada desta terça-feira (29), a equipe de segurança da CEEE Equatorial conseguiu evitar o furto de cabos na Subestação Pinhal, localizada no Litoral Norte do estado. A invasão, que tinha como objetivo o roubo de cabos, poderia ter comprometido o fornecimento de energia elétrica para mais de 46 mil clientes nas cidades de Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul.
Por volta das 4h, ocorreu a tentativa de furto, momento em que a equipe de segurança foi informada sobre a presença de três pessoas dentro da subestação. A Brigada Militar foi acionada e, ao chegar ao local, conseguiu deter um dos suspeitos, que foi encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento em Tramandaí. Os outros envolvidos conseguiram fugir.
A resposta ágil da equipe de segurança da CEEE Equatorial foi crucial para evitar danos maiores à distribuição de energia na região. No entanto, essa foi a segunda invasão consecutiva à subestação.
Essas invasões, além de serem crimes, representam um perigo extremo devido ao alto risco de morte por choque elétrico. Além disso, o furto e o vandalismo de equipamentos impactam diretamente o fornecimento de energia para milhares de pessoas. No caso ocorrido na madrugada desta terça-feira, a interrupção no serviço foi limitada a poucos minutos nas três cidades graças à rápida ação das equipes técnicas.
É fundamental que a população denuncie qualquer atividade suspeita nas proximidades de instalações elétricas, acionando a Brigada Militar pelo telefone 190.