NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esportes     Popular     Informática     Especiais     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


A DANÇA DAS CADEIRAS NA BASE ALIADA

ACM retoma papel de metralhadora giratória

Adriana Schnell/Redação Terra

ACM, enquanto ainda presidia o Senado (JB Online/Arquivo)
Uma crise capitaneada pelo ex-presidente do Congresso, senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), está afetando a relação entre os integrantes da base aliada (PFL, PMDB, PPB e PSDB) e o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Em fevereiro, ACM voltou a acusar FHC de ser tolerante com a corrupção, levantando esquemas fraudulentos principalmente no Ministério dos Transportes, do peemedebista gaúcho Eliseu Padilha, e no Ministério da Integração Nacional, de Fernando Bezerra. Entre outras coisas, o ex-presidente do Congresso denúncia desvio de dinheiro nas superintedências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene).

As denúncias de ACM levaram alguns aliados e a oposição a começar uma campanha de recolhimento de assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Como medida para conter os ataques do baiano, o presidente da República afastou em fevereiro dois apadrinhados políticos de ACM dos ministérios das Minas e Energia e da Previdência. Na guerra política, o presidente também está orientando os parceiros a não aprovar a criação da CPI da Corrupção e a aumentar a pressão sobre ACM, com o aprofundamento das apurações na Comissão de Ética sobre a fraude no painel de eletrônico de votação no Senado.

No final de março, em nota oficial, a direção nacional do PSDB, os governadores do partido e as lideranças na Câmara e no Senado - face à tentativa da oposição de criar a CPI da Corrupção - afirmou que o PSDB não dará respaldo às ações oportunistas da oposição e de alguns aliados circunstanciais.

volta

  
CAPA

Saiba mais sobre
a base aliada

GALERIA DE FOTOS

Veja quem é quem

JB Online



SAIBA MAIS

Entenda como funciona o Congresso


ESCÂNDALO

A violação
do painel do Senado

NA WEB

  • Governo Federal
  • Câmara
  • Senado

  •  
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade