NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esportes     Popular     Informática     Especiais     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


FERNANDINHO BEIRA-MAR

Quem é Beira-Mar

A vida de Luiz Fernando da Costa, de 34 anos, não difere muito da vida de outros filhos da classe baixa de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Foi criado somente pela mãe, uma dona de casa e faxineira, que morreu em 1992 atropelada na rodovia Washington Luiz. Segundo informações não teria sequer conhecido o pai.

Para fugir da pobreza tentou a carreira militar, mas logo partiu para o crime, assaltando o depósito de armas do Exército. Aos 20 anos, quando foi preso por assalto, já havia assaltado também várias lojas e bancos. Depois de dois anos de prisão voltou para favela Beira-Mar, onde a passagem pela prisão o alavancou a chefe do tráfico local. Com a tradicional política paternalista dos traficantes cariocas - que ajudam os moradores da comunidade onde atuam - ele conseguiu a proteção dos moradores.

O tráfico - As autoridades não sabem ao certo quanta cocaína Fernadinho Beira-Mar movimentava, mas estimativas indicam que ele era responsável por até 70% da droga consumida no País. Tal eficiência foi conquistada com canais próprios de distribuição no atacado e no varejo e aproveitando trechos desertos da costa carioca para trazer armas e drogas por via marítima.

Para colocar a máquina traficante para funcionar Beira-Mar colocou várias mulheres em altos postos de comando. Duas de suas irmãs, Débora e Alessandra, foram elevadas a gerentes e uma ex-namorada ficou responsável pela contabilidade da organização. As duas irmãs foram presas e condenadas por tráfico de drogas.

Além de gerir o tráfico do Rio Beira-Mar ainda tinha que lidar com policiais corruptos, que buscavam propina. Em uma entrevista no ano passado ele disse que não aguentava mais o vai e vem dos policiais em busca de dinheiro.

A prisão - Mesmo com a ajuda dos moradores da favela, de se cercar de familiares e de pagar propina para uma parcela significativa da polícia carioca ele acabou sendo preso em 1996. No presídio em Belo Horizonte, onde deveria cumprir 12 anos, não chegou a ficar 12 meses.

A partir da fuga, Fernandinho virou um andarilho na América Latina. Segundo informações da Interpol ele esteve no Paraguai, Uruguai, Bolívia e na Colômbia onde foi preso no último dia 21.

Com os contatos feitos nas viagens Beira-Mar passou de fornecedor de drogas dos morros fluminenses para um traficante internacional de armas e drogas. A amizade com alguns líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) fez dele, além de protegido dos guerrilheiros marxistas, o fornecedor de armas vindas principalmente da Rússia.

Redação Terra

volta

  
GALERIA DE FOTOS

A prisão do traficante

AP


CAPA

Traficante foi preso na selva colombiana


CASAMENTO

Mulher do traficante também foi presa na Colômbia


NA SELVA

Beira-mar conseguiu grande organização na floresta


SAIBA MAIS

Plano Colômbia


Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.