NotíciasEspeciaisEleições no mundoPortugal

Capa
Calendário 2002
Eleições anteriores
Fotos
Últimas notícias
Viver no Exterior
Tudo que você precisa saber para morar em outro país
Boletim
Receba as últimas notícias no seu e-mail
Fale Conosco
Envie críticas e sugestões
 

Sánchez de Lozada

Sábado, 30 de junho de 2002

O ex-presidente Sánchez de Lozada, do Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), baseou sua campanha na necessidade de "sair da crise, derrotar a corrupção e combater a exclusão social". O empresário, de 71 anos, que obteve 36% dos votos em 1993 e foi ratificado pelo parlamento, costuma descrever-se como "o único político que chegou rico à presidência e não precisou roubar".

Radicado desde a infância nos Estados Unidos, como filho de um diplomata, e formado em filosofia na Universidade de Chicago, Sánchez de Lozada foi ministro do Planejamento e ufana-se de ter derrotado, em 1985, uma hiperinflação anual de 25.000%, com um choque que deu passagem para a aplicação do modelo neoliberal no país.

Como presidente, entre 1993 e 1997, fez um criticado processo de capitalização das principais estatais nos setores de petróleo, telecomunicações, aeronáutica e ferroviário. Transferiu o controle administrativo das empresas ao capital privado, apesar de ter mantido 49% dos papéis como "ações populares" para financiar aposentadorias. É acusado pelos adversários de "vendedor da pátria".

Reuters

   

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade