Alvaro Uribe
Quarta-feira, 22 de maio de 2002
AP
|
|
Uribe fala a universitários
|
Alvaro Uribe, advogado de quase 50 anos, é o favorito nas pesquisas de intenção de votos. Foi prefeito de Medellín, diretor da Aeronáutica Civil, governador de Antioquia (sua região de origem) e senador. Com o lema "Mão firme, coração grande", defende a criação de uma força de um milhão de cidadãos que colaborariam com as autoridades para combater os grupos armados.
A proposta provoca polêmica dentro e fora do país, já que poderia fomentar a "justiça com as próprias mãos" em uma nação onde há cerca de 10 mil combatentes paramilitares. "Uma coisa é armar um milhão de bandidos e outra organizar a cidadania para que apóie a Força Pública", se defende o candidato, que é apoiado pelo Partido Conservador.
O candidato assegurou que pedirá a mediação internacional para buscar o diálogo se ganhar as eleições, mas a negociação estará condicionada à interrupção dos atos terroristas e das hostilidades. "Sou a favor de negociar com a guerrilha se ela se comprometer com o fim do terrorismo, e com os paramilitares se não assassinarem mais nenhum colombiano", declarou. "Se não cumprirem os requisitos básicos para negociar, o Estado deve enfrentá-los com toda determinação."
Redação Terra
|