|
|
|
|
|
|
Evolução política
Sexta-feira, 15 de março de 2002
Portugal se constituiu em República em 1910, mas a Constituição de 1911 não deu ao país a estabilidade necessária. Em 15 anos, ocorreram vinte revoluções e se sucederam quarenta governos. A mudança veio em abril de 1928, quando o general Oscar Fragoso Carmona foi eleito presidente e ratificado a cada sete anos até sua morte, em 1951.
1933 - O ministro das Finanças, Antonio de Oliveira Salazar, dita uma nova Constituição, que instituiu o Estado Novo. Salazar governou ditatorialmente por mais de trinta anos.
1968 - Salazar é substituído por Marcelo Caetano, que seria derrotado em 25 de abril de 1974 na Revolução dos Cravos, liderada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), que instaurou a III República. Seu primeiro presidente foi o general Antonio de Spínola, que renunciou ao cargo cinco meses depois e foi substituído pelo general Francisco Costa Gomes.
1975 - Em abril, é firmado um pacto entre o MFA e os principais partidos políticos para convocar as primeiras eleições democráticas desde 1926. É formada uma Assembléia Constituinte, onde os socialistas vencem. Mario Soares é o primeiro chefe de governo constitucional.
1976 - Em abril, é promulgada a Constituição. Depois de meses de tensão política, em 27 de junho de 1976, com a eleição do general Antonio Ramalho Eanes como presidente da República, o processo democratizador atinge seu objetivo.
1979 - Em dezembro, a coalizão de centro-direita Aliança Democrática vence, representada por Francisco Sa Carneiro. Ele volta a vencer em outubro de 1980, mas falece em um polêmico e nunca esclarecido acidente aéreo em dezembro desse ano.
1981 - Em janeiro, Francisco Pinto Balsemão assume as funções de primeiro-ministro, cargo que ocupa até dezembro de 1982.
1983 - Nas eleições de abrril, o Partido Socialista (PS) vence, e Soares forma um governo de coalizão com o CDS (centro-direita), que se dissolve em 1985.
1986 - No dia primeiro de janeiro, Portugal ingressa na Comunidade Européia, predecessora da União Euroéia. No mês seguinte, Soares ganha as eleições presidenciais e se converte no primeiro chefe de Estado civil em sessenta anos.
1987 - Em 19 de julho, os portugueses dão a vitória absoluta ao Partido Social Democrata (PSD) dirigido por Aníbal Cavaco Silva. Ele foi chefe de governo até 1995, enquanto Soares continuou como Presidente da República.
1992 - Durante o primeiro semestre, Portugal exerce pela primeira vez a presidência da Comunidade Européia e, em abril, o Comitê Monetário aprova o ingresso do escudo no Sistema Monetário Europeu. No dia 10 de dezembro, a Assembléia ratificou por maioria absoluta o Tratado de Maastricht.
1995 - Em setembro, o PS vence as eleições legislativas e Antonio Guterres é o primeiro-ministro, cargo em que permanece até dezembro de 2001. O também socialista Jorge Sampaio chega em 1996 à Presidência da República.
2001 - Nas eleições municipais, o Partido Social Democrata vence em mais de 155 cidades contra 110 dos socialistas, que perdem as prefeituras das grandes cidades do país, como Lisboa, Porto e Coimbra. A derrota, junto à crise política e econômica, provoca a demissão de Guterres como primeiro-ministro na madrugada do dia 17 e como secretário geral do PS um dia depois. No dia 28 de dezembro, Sampaio anuncia a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições legislativas antecipadas para o dia 17 de março de 2002.
Redação Terra/EFE
|
|
|
|
|
|