Pesquisas mostram PSD na frente
Sexta-feira, 15 de março de 2002
Duas pesquisas publicadas no dia 15 de março de 2002, a dois dias das eleições legislativas em Portugal, afirmaram que a centro-direita, representada pelo candidato José Manuel Durão Barroso, do Partido Social-democrata, estaria liderando intenções de voto.
Uma pesquisa do Instituto Aximage, publicada pela revista Visão, afirmou que 41% dos eleitores estariam dispostos a votar no PSD e 36,2% optariam pelo Partido Socialista (PS), de Eduardo Ferro Rodrigues. Segundo um levantamento da Intercampus, publicado pelo Jornal de Notícias, a centro-direita obteria 37,4% dos votos, enquanto os socialistas teriam 35,9%.
A diferença entre os principais partidos se ampliou de 2,8% a 4,8% em uma semana, segundo a Aximage. O Instituto afirmou, ainda, que 6,6% de eleitores votariam no Partido Comunista Português (PCP) e 5,2% no Partido Popular (CDS/PP, direita).
O jornal português Diário de Notícias, também baseado em pesquisa da Aximage, afirmou que a única região do país em que os socialistas estariam na frente dos sociais-democratas seria o Litoral Centro (distritos de Leiria e partes dos de Lisboa, Setúbal e Santarém). Na Grande Lisboa e Grande Porto, os dois partidos estariam próximos.
O PSD ganharia com facilidade nas regiões do Interior Norte (Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco) e, com menor distância, nas regiões do Litoral Norte (partes dos distritos de Viana, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra) e do Sul (distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro e partes dos de Santarém e Setúbal). Quanto às classes sociais, o PSD ganharia entre os eleitores das classes mais altas, e o PS nas classes mais baixas.
Redação Terra/AFP
|