Oposição liberal tem a vantagem nas pesquisas
Quarta-feira, 20 de março de 2002
A oposição liberal da Ucrânia é apontada pelas pesquisas como a provável vencedora das eleições legislativas do próximo dia 31 de março. Conforme dados do Centro de Estudos Eleitorais Sotsis a coalizão liberal Nossa Ucrânia, do ex-primeiro ministro Víctor Yushchenko, tem 26,8% das intenções de voto, contra 18,2% do Partido Comunista, atualmente a principal força parlamentar.
Logo abaixo viria o Partido Social Democrata, liderado por Olexandr Moroz, com 7,4% dos votos e o bloco Por uma Ucrânia Unida, respaldado por Kuchma e encabeçado pelo ministro da Agricultura, Ivan Kirilenko, com 5,7%. Estes partidos são seguidos por um panorama eleitoral muito fragmentado, com forças como os Verdes ou as Mulheres pelo futuro, que podem ficar fora do Parlamento se não obtiverem pelo menos 5% dos votos.
O resultado das pesquisas é especialmente importante no país, já que inúmeras denuncias foram feitas de que políticos estariam pretendendo dominar o Conselho Supremo através de fraudes. A irritação domina a campanha eleitoral, com acusações contra o presidente Leonid Kuchma e denuncias de seus aliados sobre complôs para derrubá-lo.
Redação Terra/EFE
|