Eduardo Ferro Rodrigues
Sexta-feira, 15 de março de 2002
AP
|
|
Operário coloca cartaz da campanha de Rodrigues
|
O candidato a primeiro-ministro de Portugal pelo Partido Socialista (PS) é Eduardo Ferro Rodrigues. Professor de Economia, aos 52 anos, Ferro é considerado o maior expoente da esquerda do socialismo português.
Casado e pai de gêmeos, o líder socialista foi ministro de Solidariedade e Trabalho no primeiro governo de Antonio Guterres, em 1995. Famoso por aprovar importantes medidas sociais, como a renda mínima para famílias carentes, foi também titular da pasta de Obras Públicas.
O candidato iniciou sua atividade política como dirigente estudantil nos últimos anos da ditadura de Antonio de Oliveira Salazar. Depois da Revolução dos Cravos, de 25 de abril de 1974, fundou o Movimento de Esquerda Socialista (MES). Deputado socialista desde 1987, chegou ao partido em 1986 pela mão do atual Presidente da República, Jorge Sampaio.
Principais idéias:
Religião: diz que não é ligado a nenhuma religião
Drogas: é favorável à discriminalização do consumo de drogas
Aborto e eutanásia: defende a legalização em determinadas circunstâncias
Clonagem: apóia a reprodução de órgãos humanos com fins terapêuticos.
Economia: Em seu programa político prometeu cumprir os objetivos do Programa de Estabilidade e Crescimento, principalmente para terminar com o déficit público. Promete o controle da inflação e uma administração pública que seja rigorosa e responsável.
Redação Terra/EFE
|