Notícias Especiais Conflitos no Oriente Médio Entenda o caso Jerusalém
 Capa
 Entenda o caso
 Cenário atual
 Personagens
 Processo de paz
 Imagens
 Vídeos

Entenda o caso
Jerusalém: o berço das religiões

Como decidir o que fazer com uma cidade considerada sagrada por três religiões? E acima de tudo como resolver um conflito aparentemente insolúvel entre duas delas? Este é um dos pontos mais difíceis nas negociações entre judeus e muçulmanos: ambos querem a cidade sagrada. Todos querem controlar a cidade construída pelos reis judeus, onde Cristo viveu e para aonde Maomé foi depois de ser expulso de Meca.

Para as três religiões Jerusalém é um local sagrado, destino de peregrinações e orações, mas judeus e palestinos muçulmanos reclamam o direto ancestral de dirigi-la. O problema é desde romanos, passando por israelitas e fatimidas, praticamente todos os povos já dominaram a região. E nenhuma das duas partes admite um governo desvinculado da religião.

Leia abaixo mais dados sobre Jerusalém

 Cidade santa de três religiões
Com mais de 3.000 anos de antigüidade, Jerusalém se reveste de um caráter sagrado para judeus, muçulmanos e cristãos. Durante 19 anos, entre 1948 e 1967, esteve dividida entre Israel e o reino da Jordânia. A divisão foi resultado da primeira guerra israelense-árabe e separava os setores ocidental (judeu) e oriental (árabe).
 Jerusalém oeste
Foi proclamada capital do estado de Israel em 1948. Após a guerra dos Seis Dias (1967), a parte oriental da cidade foi anexada.
 Locais sagrados
A Cidade Santa é o coração do setor oriental. Ali encontram-se os lugares sagrados do cristianismo - Santo Sepulcro -, do judaísmo - Muro das Lamentações, e o terceiro lugar santo do Islã - a Esplanada das Mesquitas.
 Jerusalém hoje
Hoje, a superfície do município é o triplo da superfície ocupada por Jerusalém em 1967, devido à construção de um cinturão de onze bairros judeus na periferia da cidade árabe. Em 1967, a cidade tinha 200 mil habitantes. Hoje, são 600 mil. Duzentos mil palestinos vivem na parte oriental da cidade. Têm um visto de residência permanente mas não a cidadania israelense.

Redação Terra


 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade