Notícias > Especiais > 11 de setembro > EUA em Guerra
 Capa
 Notícias
 Os atentados
 Personagens
 EUA em guerra
 Fotos
 Vídeos
 Infográficos
 Animações
 Interatividade

 EUA em Guerra
Afeganistão em dados e números

GEOGRAFIA
Localização
sul da Ásia, norte e oeste do Paquistão, leste do Irã
Área
652 mil km2
Fronteiras total
5.529 km
Países
China (76 km), Irã (936 km), Paquistão (2.430 km), Tajiquistão (1.206 km), Turcomenistão (744 km), Uzbequistão (137 km)
Clima
Árido para semiárido, com invernos frios e verões quentes
Recursos naturais
Gás natural, petróleo, carvão, cobre, pó de silicato de magnésio, chumbo, zinco, pedras preciosas e semipreciosas
População
25,838,797 (estimativa de julho de 2000)
Taxa de crescimento da população
3,54% (estimativa de 2000)
Taxa de mortalidade infantil
149,28 mortes para 1000 nascimentos de bebês vivos (2000)
Grupos étnicos
Pashtun 38%, Tajik 25%, Uzbek 6%, Hazara 19%, menores grupos (Aimaks, Turkmen, Baloch, e outros)
Idiomas
Pashtu 35%, afegão persa (Dari) 50%, idiomas turcos, outras 30 línguas e dialetos.
Nome do país
Estado islâmico do Afeganistão. (o auto-proclamado governo Talibã se refere ao país como Emirado islâmico do Afeganistão)
Nome convencional: Afeganistão
Forma de governo
não tem um governo central, administrado por facções.
Capital
Cabul
Constituição
não tem
Voto
Não possui. Anteriormente, homens de 15 a 50 anos
PODER MILITAR
Setor militar
Não é organizado. Os militares não estão agrupados em uma única base nacional. Alguns elementos como Aéreos, de defesa, Guarda Nacional, Guardas de Fronteiras, Força de Polícia Nacional (Sarandoi) e milicias tribais existem fragmentadas em vários grupos diferentes.
Idade para serviço
22 anos
Disponibilidade
homens de 15 a 49 anos, total de 6,4 milhões
Aptidão para o serviço militar
Homens de 15 a 49 anos, total de 3,4 milhões
Atingem a idade militar
245 mil homens por ano
GOVERNO
Poder Executivo
Em 27 de setembro de 1996 os membros do governo afegão foram depostos pelos membros dos movimentos islâmico Talibã. O Estado Islâmico do Afeganistão não tem um gaverno em funcionamento desse momento e o país ficou dividido em facções que lutam entre si. Nota: o Talibã declarou-se o governo legítimo do Afeganistão, no entanto, as Nações Unidas reconhecem o governo de Burhanuddin Rabbanni; a Conferência das Organizações Islâmicas deixou a cadeira do Afeganistão vazia até a questão da legitimidade entre as facções fosse resolvida; o país é essencialmente dividido em linhas étnicas. O Talibã controla a capital Kabul e aproximadamente dois terços do país incluindo as áreas predominantes pela etnia Pashtun no sul do Afeganistão. As facções opostas tem sua força no norte.

Poder Legislativo
Não está em funcionamento desde junho de 1993

Poder Judiciário
Não está em funcionamento desde março de 1995. Mas há cortes Shari (lei islâmica) locais espalhadas pelo país

Partidos políticos e líderes
Harakat-i-Islami (Movimento islâmico) [Mohammed Asif MOHSENI]; Harakat-Inqilab-i-Islami (Movimento revolucionário islâmico) [Mohammad Nabi MOHAMMADI]; Hizbi Islami-Gulbuddin (Partido islâmico) [Gulbuddin HIKMATYAR faction]; Hizbi Islami-Khalis (partido islâmico) [Yunis KHALIS faction]; Hizbi Wahdat-Akbari faction (Partido Unido Islâmico) [Mohammad Akbar AKBARI]; Ittihad-i-Islami Barai Azadi Afghanistan (União islâmica pela libertação do Afeganistão) [Abdul Rasul SAYYAF]; Jabha-i-Najat-i-Milli Afghanistan (Frente Nacional de Libertação do Afeganistão) [Sibghatullah MOJADDEDI]; Mahaz-i-Milli-Islami (Frente Nacional Islâmica) [Sayed Ahamad GAILANI]; Taliban (Movimento Religioso) [Mohammad OMAR]; Frente Islâmica para a salvação do Afeganistão compromissada com Jumbesh-i-Melli Islami (Movimento Nacional islâmico) [Abdul Rashid DOSTAM]; Jamiat-i-Islami (Islâmico soviético) [Burhanuddin RABBANI and Ahmad Shah MASOOD]; e facção Hizbi Wahdat-Khalili [Abdul Karim KHALILI]

ECONOMIA
Afeganistão é extremamente pobre, cercado por continente e altamente dependente da agricultura e pecuária. As considerações econômicas devem ser feitas levando-se em conta duas décadas de guerraincluindo dez anos de ocupação militar (terminada em 15 de fevereiro de 1989). Durante esses conflitos, 1/3 da população fugiu do país. A maior parte da produção doméstica se perdeu no pasto. A maior parte da população continuou sofrendo por causa de comida, roupa e medicamentos insuficientes. A inflação tornou-se um grave problema no país. A situação econômica não melhorou em 1998-99, quando uma briga civil interna continuava. O Afeganistão tornou-se o maior produtor de ópio e plantações de papoulas em 1999 e o tráfico de drogas é a principal origem de seu rendimento.
DROGAS ILÍCITAS
O país é o maior produtor de ópio do mundo (potencial de produção em 1999: 1,670 toneladas metricas. No mesmo ano foram cultivadas 51,5 mil hectares, um aumento de 23% em relação à 1988); uma importante produtor de haxixe, aumento do número de laboratórios de processamento de heroína.

* dados recolhidos em 2001

Redação Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade