Notícias > Especiais > 11 de setembro > Personagens
 Capa
 Notícias
 Os atentados
 Personagens
 EUA em guerra
 Fotos
 Vídeos
 Infográficos
 Animações
 Interatividade

 Personagens
Omar, chefe do Talibã, é o líder mais misterioso
do mundo
O mulá afegão Mohammad Omar é uma das figuras mais misteriosas do mundo islâmico. Apenas duas supostas fotos suas são conhecidas. Uma é de mais de 20 anos atrás e renegada por seus seguidores e a outra mostra o líder talibã de longe, com o rosto fora de foco. Mesmo entre os 20 milhões de habitantes de seu país, pouca gente o viu. Para os estrangeiros sua presença é ainda mais inatingível. Em toda sua vida, dizem, ele só teve contato com dois não-muçulmanos - um representante da ONU e um embaixador chinês.

Mesmo assim ele se tornou protagonista da cena mundial ao dar abrigo ao militante de origem saudita Osama Bin Laden, suspeito de tramar os atentados de 11 de setembro de 2001 contra os EUA. Com os norte-americanos e seus aliados contra ele, Omar se viu alijado do poder no Afeganistão tendo que fugir.

Mas sua paixão pela sombra não o impediu de comandar seu país com mão de ferro. Movido por uma rígida devoção ao Islã, ele transformou o Afeganistão, através do Talibã, em um exemplo de obscurantismo e intolerância. Seus soldados, seguindo suas ordens, mataram, mutilaram, espancaram por motivos que iam de empinar pipa a ouvir música. Além disto ele determinou a destruição do acervo cultural do país e subjugou as mulheres, impedidas de trabalhar, se maquiar e até pintar as unhas, mesmo que dentro de suas próprias casas.

Para explicar como um homem destes chegou ao poder temos que voltar à época em que os soviéticos foram expulsos do país em 1989 pelos mujahideen (guerrilheiros islâmicos). Com a queda do governo pró-soviético, em 1992, esses grupos guerrilheiros começaram a guerrear entre si, destruindo Cabul e provocando uma onda de refugiados rumo ao Paquistão. O país se transformou em um amontoado de feudos em combate.

Em uma rara entrevista, concedida ao jornalista paquistanês Rahimulá Yusufzai, Mulá Omar disse que os talibãs surgiram então para salvar o povo do sofrimento nas mãos dos mujahideen. "Tínhamos completa fé em Deus Todo-Poderoso. Nunca esquecemos isso. Ele podia nos abençoar com a vitória ou nos lançar à derrota."

Dizem que a primeira ação de Omar foi em 1994, quando ele convocou 30 talibãs (estudantes de escolas religiosas) para vingar o rapto e estupro de duas adolescentes por um comandante mujahideen. Com apenas 16 rifles, o grupo atacou a base guerrilheira, libertou as adolescentes e capturou uma grande quantidade de armas e munições. "Estávamos lutando contra muçulmanos que fizeram o mal. Como podíamos permanecer quietos frente aos crimes contra mulheres e pobres?", disse Omar ao jornalista paquistanês.

Em novembro de 1994, o Talibã conquistou Kandahar, a segunda maior cidade do país, e ficou claro que o grupo tinha o apoio do Paquistão. Ainda faltava Cabul, a capital. Para consegui-la, Omar fez um gesto dramático. Retirou o manto sagrado do profeta Maomé, que durante 60 anos ficou guardado na escuridão de uma mesquita de Kandahar, e subiu em um telhado vestindo a peça. Foi exaltado pelos outros mulás que o assistiam. Daquela reunião saiu a resolução de uma Jihad contra o então presidente Burhanuddin Rabbani, que estava cada vez mais isolado. Em setembro de 1996, Cabul finalmente caiu. O governo se estabeleceu na capital, mas Omar preferiu o isolamento de Kandahar, ao lado da elite do movimento.

Uma das poucas pessoas que o viram disse que ele se parece com um asceta dos primórdios do cristianismo, pois vive em cavernas e se submete a extremas privações para se sentir mais perto de Deus. Durante essa visita, Omar estava descalço e vestia um manto que ia até abaixo dos joelhos. Nascido em 1959, na pequena Nodeh, perto de Kandahar, em uma família de agricultores pobres, ficou órfão muito cedo. Mesmo com pouca educação, se tornou o mulá da aldeia e abriu sua própria madrassa antes de aderir ao movimento mujahideen. Combateu o governo pró-soviético entre 1989 e 1992. Ferido quatro vezes, perdeu o olho direito.


Reuters

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade