Especialista em ombros, Dr. Rickson Moraes dá dicas para prevenir e fortalecer a região muscular
Carioca já foi responsável por operar grandes nomes do MMA como Ronaldo Jacaré e Vitor Belfort e também foi médico do Vasco da Gama
A reclamação de dores nos ombros é comum por toda a parte. Dos atletas profissionais, aos amadores, a região quando lesionada é umas das que mais incomoda e tira até o sono. Por isso, existe uma enorme importância em exercitar bem a região. Especialista no assunto, o médico carioca e membro do Instituto de Ortopedia, Rickson Moraes, explica o porquê é preciso ter um cuidado especial com os ombros.
"No caso do ombro, o papel da musculatura é muito relevante para que a estabilidade articular seja alcançada. O trabalho de fortalecimentos desses grupamentos musculares auxilia muito nesse processo, na estabilidade e na biomecânica articular. A musculação age justamente aí: reforçando todos esses músculos responsáveis pelos movimentos e pela estabilidade articular", afirma..
O motivo para existir esse excesso de cuidado com a região é porque o ombro é das grandes articulações do corpo humano, a que possuiu maior amplitude de movimentos.
"Para que a estabilidade articular seja mantida (fator essencial para que todos os movimentos do ombro sejam realizados de maneira adequada), é necessária uma ação conjunta dos chamados estabilizadores estáticos e dinâmicos", diz
Quando procurado em seus consultórios, Rickson Moraes se depara com diversas situações que envolvem lesões no local. E enumera os mais corriqueiros.
"As patologias do ombro mais frequentemente associadas ao esporte são: luxações e subluxações (instabilidade articular). Estas podem ser decorrentes de lesões ligamentares e tendíneas agudas, crônicas ou apenas decorrente de excesso de frouxidão dos ligamentos e da cápsula", explica.
Como fortalecer a região?
Uma forma de prevenir as lesões no ombro é a prática de exercícios de fortalecimento. Sempre orientados por um educador físico ou fisioterapeuta, o médico explica o que pode auxiliar para evitar os problemas.
"Os exercícios mais recomendados para a prevenção dessas lesões dependem do tipo de esporte praticado e dos objetivos a serem alcançados, porém geralmente são recomendados: exercícios de reforço muscular dos rotadores do ombro (com elásticos ou pesos livres), evitando-se abdução maior do que 90 graus. Reforço da região escapular (pois o ombro funciona como se fosse um guindaste fixado a uma base forte, que é a escápula. Reforçar a musculatura que estabiliza a escápula permite que essa base se mantenha estável para que o ombro funcione, elevando o membro superior) reforço do deltoide (responsável pela maior parte da força de elevação do ombro). É bom também exercícios de alongamento, geralmente orientados por um educador físico ou fisioterapeuta", recomenda.
Quais esportes causam maiores lesões?
Rickson receita quais são os esportes que causam mais problemas nesta parte do corpo e de que forma a lesão se agrava.
"Existem as patologias do manguito rotador que são muito comuns em praticantes de esportes no qual os movimentos dos braços são realizados acima da cabeça, de maneira repetida, como no tênis, voleibol e natação. Estes movimentos podem levar ao impacto continuado desses tendões e músculos contra as estruturas ósseas da região, causando processos inflamatórios crônicos e chegando até a gerar rompimentos tendíneos", diz.
Por que o ombro é tão importante?
Dentre as regiões musculares do corpo, o ombro tem uma função de destaque, o que faz dele um dos fatores de evolução para espécie humana.
"O que ajudou no desenvolvimento da espécie humana em relação às demais foi o fato de sermos animais bípedes, com a capacidade de realizar movimentos delicados e precisos com as mãos e dedos, permitindo-nos exercer atividades complexas com os membros superiores (como escrever, digitar, produzir ferramentas, pegar objetos no espaço, etc.). O ombro é a articulação que faz a conexão do tronco ao membro superior, sendo fundamental para que consigamos manter o membro elevado no plano frontal e possamos exercer tais atividades com as mãos. Se o ombro não funciona bem, toda a função do membro superior estará comprometida", conta.