Esperança contra o HIV: Porto Alegre oferece tratamento inovador com dose única
Dovato, a nova alternativa de tratamento, já está disponível em diversos pontos da capital gaúcha, beneficiando pacientes com 50 anos ou mais
Porto Alegre agora oferece uma nova esperança no combate ao HIV com o Dovato, um medicamento inovador que combina o dolutegravir e a lamivudina em um único comprimido. Desde janeiro, o Rio Grande do Sul recebeu 300 mil unidades deste tratamento de vanguarda, destinado a simplificar a terapia para pessoas vivendo com o vírus.
O Dovato, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em diversos pontos da capital gaúcha, é uma alternativa promissora para pacientes com 50 anos ou mais. A migração para este tratamento é indicada para aqueles que mantêm uma adesão regular, com carga viral do HIV controlada e que iniciaram a terapia dupla até novembro do ano anterior.
De acordo com o infectologista Paulo Behar, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), o Dovato representa um avanço significativo no tratamento do HIV, oferecendo eficácia e conveniência. A simplificação do regime de medicamentos pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes, tornando o tratamento mais acessível e fácil de seguir.
Para Carlos Duarte, vice-presidente do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (GAPA/RS), a unificação dos medicamentos em um único comprimido é uma mudança bem-vinda. Enquanto isso, a capital gaúcha enfrenta desafios significativos, liderando o ranking nacional de mortalidade por AIDS. Com 35,7 mil pessoas vivendo com o vírus, Porto Alegre busca soluções inovadoras para combater esta epidemia.