Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo aponta: 1 em cada 4 hectares de terra pegou fogo no Brasil nos últimos 40 anos

Os três municípios que mais sofreram com queimadas nesse período: Corumbá (MS), no Pantanal; São Félix do Xingu (PA), na Amazônia; e Formosa do Rio Preto (BA), no Cerrado

18 jun 2024 - 07h42
Compartilhar
Exibir comentários

Um em cada quatro hectares do Brasil pegou fogo nos últimos 40 anos, segundo um estudo elaborado pelo MapBiomas Fogo. O levantamento ainda mostra, entre 1985 e 2023, foram 199,1 milhões de hectares queimados pelo menos uma vez no Brasil.

Queimadas na Amazônia se tornaram mais frequentes nos últimos 40 anos
Queimadas na Amazônia se tornaram mais frequentes nos últimos 40 anos
Foto: Canva Fotos / Perfil Brasil

Hectares pegando fogo

Para efeito de comparação, este número equivale a 1,99 milhão de km² - valor maior que as áreas da Região Centro-Oeste e do estado de São Paulo somadas.

Os três municípios que mais sofreram com queimadas nesse período foram Corumbá (MS), no Pantanal, seguido por São Félix do Xingu (PA), na Amazônia, e Formosa do Rio Preto (BA), no Cerrado, ainda de acordo com o documento do MapBiomas Fogo. Um hectare (ha) equivale a 10 mil metros quadrados; isto dá um quadrado com lados de 100 metros.

Dados do estudo do MapBiomas

O MapBiomas é uma iniciativa que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, focada em monitorar a cobertura e uso da terra no Brasil. O MapBiomas Fogo é um departamento do instituto, onde realizam um mapeamento das áreas queimadas no Brasil.

O estudo traçou também o perfil da área afetada pelo fogo:

  • 68,4% da área afetada pelo fogo no Brasil estavam em locais de vegetação nativa;
  • Um terço estava em terrenos utilizados pelo homem, como por exemplo, pastagem e agricultura (31,6%);
  • 60% de toda área queimada estavam em imóveis privados;
  • Quase metade da área queimada (46%) está concentrada em três estados: Mato Grosso, Pará e Maranhão.

"A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares, ou 2,2% do país, são afetados pelo fogo", revela o estudo do MapBiomas Fogo.

Os dados mostram que cerca de 65% da área afetada pelo fogo no Brasil foi queimada mais de uma vez nas últimas quatro décadas; o Cerrado o bioma com a maior quantidade de área queimada de modo recorrente.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade