EUA pedem adiamento no 5G por preocupação com tráfego aéreo
Autoridades solicitaram a empresas de telecomunicações que atrasem em duas semanas lançamento, para que sejam levantados mais dados sobre interferência da tecnologia em equipamentos de voo que monitoram altitude.As autoridades americanas pediram neste sábado (01/01) às principais operadoras de telecomunicações dos Estados Unidos que suspendam por mais duas semanas a implementação da rede móvel de internet 5G, em meio a preocupações com a segurança dos voos.
O secretário de transporte americano, Pete Buttigieg, e o chefe da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), Steve Dickson, solicitaram o atraso em carta à AT&T e à Verizon, duas das maiores operadoras do país.
Eles pediram um adiamento "por um curto período adicional de não mais de duas semanas". As duas empresas disseram que estão analisando o pedido.
O lançamento havia sido planejado originalmente para 5 de dezembro, mas foi adiado para 5 de janeiro depois que as gigantes da aviação Airbus e Boeing levantaram preocupações sobre a potencial interferência do 5G nos dispositivos que os aviões usam para medir a altitude. A faixa de frequências usada por ambas as tecnologias é a mesma.
Buttigieg e Dickson basearam a solicitação na ameaça de graves impactos nas viagens aéreas, caso o lançamento do 5G realmente gerasse problemas técnicos. Na carta, as autoridades americanas garantem às empresas que o serviço 5G poderá começar "conforme planejado em janeiro, com algumas exceções em aeroportos prioritários".
Os oficiais dizem que sua prioridade tem sido "proteger a segurança dos voos, garantindo que a implantação do 5G e as operações de aviação possam coexistir".
A AT&T e a Verizon adquiriram a autorização para começar a usar a frequência de 3,7-3,8 GHz - o chamado serviço de banda C - em fevereiro de 2021, após pagar dezenas de bilhões de dólares.
Inicialmente, a data de lançamento da rede de Internet de alta velocidade foi adiada para que a FAA pudesse obter mais informações sobre os efeitos nos instrumentos de altímetro.
Conflitos de interesses econômicos
O lançamento e o atraso representam problemas financeiros para duas indústrias importantes dos EUA.
As operadoras de telecomunicações, que pagaram bilhões por licenças de frequência, estão ansiosas para lançar o uso comercial da tecnologia 5G.
Por outro lado, a indústria da aviação teme problemas potenciais causados por interferências de frequência que podem ter efeitos propagadores generalizados.
Os custos extras de atualização de suas instalações para torná-los compatíveis com 5G também preocupam.
A FAA solicitou mais informações sobre os instrumentos e emitiu diretrizes limitando o uso de altímetros em certas situações, o que gerou temores nas companhias aéreas sobre os custos potenciais.
O conflito entre redes 5G e equipamentos de aeronaves levou as autoridades francesas a recomendar o desligamento dos telefones celulares 5G nos aviões, em fevereiro de 2021. A autoridade de aviação civil da França disse que a interferência de um sinal em uma frequência próxima ao rádio-altímetro pode causar erros "críticos" durante o pouso.
le (dpa, afp)