Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EUA: Suprema Corte pode anunciar parecer sobre inelegibilidade de Trump hoje (4)

O anúncio irá gerar especulações de que os juízes estão preparados para decidir se o político pode participar das eleições presidenciais no estado do Colorado

4 mar 2024 - 07h39
(atualizado às 07h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A Suprema Corte dos Estados Unidos (EUA) poderá emitir um parecer a respeito da inelegibilidade do ex-presidente Donald Trump, nesta segunda-feira (4), de acordo com nova postagem no site do tribunal.

O ex
O ex
Foto: presidente Donald Trump - Shealah Craighead/Casa Branca / Perfil Brasil

O anúncio certamente irá gerar muitas especulações de que os juízes estão preparados para decidir se o político pode participar das eleições presidenciais no estado do Colorado.

O tribunal jamais divulga, com antecipação, quais pareceres emitirá. Por outro lado, os juízes podem querer decidir a questão Trump antes que os eleitores do Colorado compareçam às urnas esta semana para as primárias da Superterça.

O nome de Trump, no entanto, irá aparecer nas cédulas do Colorado de todo modo: as cédulas foram impressas algumas semanas atrás. Mas, sem uma decisão da Suprema Corte, não havia garantia de que os eleitores que viesse a escolher o ex-presidente teriam a sua escolha validada se os juízes decidissem que Trump era inelegível.

Também está em jogo se o nome de Trump poderá aparecer nas cédulas das eleições gerais em novembro.

A decisão também pode resolver a questão para outros estados que tenham desafios semelhantes ainda pendentes. Um juiz de Illinois retirou Trump da votação naquele estado na quarta-feira — embora a decisão tenha sido suspensa para dar ao ex-presidente tempo para apelar.

A Suprema Corte ouviu argumentos em 8 de fevereiro contra a elegibilidade de Trump, com base na "cláusula insurrecionista" da 14ª Emenda. Seis eleitores do Colorado alegaram que ele se desqualificou por causa de seus comentários em 6 de janeiro de 2021, que antecederam o ataque ao Capitólio dos EUA.

O ex-presidente disputa a indidação do Partido Republicano para concorrer às eleições com Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul. Haley venceu as primárias presidenciais republicanas em Washington D.C., sua primeira vitória na corrida pelas prévias.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade