Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Europa Central tem chuvas torrenciais e inundações

Cidades ficaram sem energia e milhares foram retirados de suas casas; Polônia e República Tcheca reportaram mortes

15 set 2024 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários
Bombeiros evacuam moradores de área inundada na Romênia
Bombeiros evacuam moradores de área inundada na Romênia
Foto: Galati Romanian Emergency/dpa/picture alliance / Perfil Brasil

Chuvas torrenciais fizeram milhares de pessoas saírem de suas casas na fronteira da Polônia com a República Tcheca neste domingo (15). Uma pessoa morreu afogada, e vários países da Europa Central estão passando por inundações.

De acordo com o vice-chanceler da Áustria, Werner Kogler, um bombeiro que enfrentava as enchentes do território também morreu. Autoridades informaram que os arredores da capital, Viena, fazem parte de uma "área de desastre".

Quatro pessoas foram encontradas mortas no sábado (14) na fronteira da Polônia com a Romênia, após rios transbordarem. Dias de chuvas torrenciais afetaram um sistema de baixa pressão chamado Boris.

Além disso, determinados locais da República Tcheca e da Polônia enfrentam as piores inundações em quase trinta anos. Uma ponte histórica na cidade de Glucholazy cedeu por causa do volume de água.

Na República Tcheca, aproximadamente 250 mil residências ficaram sem energia em decorrência dos fortes ventos e da chuva. A polícia local informou que um veículo, que caiu no rio Staric, carregava três pessoas. Elas ainda não foram encontradas.

Na Polônia, a região de Klodzko é a mais atingida do país, segundo o primeiro-ministro Donald Tusk. Mais de 1600 pessoas foram retiradas, e uma morreu. O rio local subiu para 6,65 metros, volume acima do patamar de alarme (2,4 metros), e inundou parte do condado.  "A situação é muito dramática", disse o político a repórteres. Até então, a pior inundação havia ocorrido em 1997, e provocado a morte de 56 pessoas.
Similarmente, autoridades de Nysa, na Polônia, ordenaram a saída do local na manhã deste domingo. O rio próximo começou a romper suas margens, e a cidade ficou sem energia. Mesmo com a ação de bombeiros e soldados para proteger a infraestrutura da cidade, não foi possível evitar o colapso de uma ponte histórica.
A polícia do condado anunciou planos para resgatar pessoas presas em casas inundadas por helicóptero.
Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade