Ex-diretor do Dmae suspeito de receber propina é denunciado pelo MP
Ele é acusado de receber mais de R$ 500 mil de propina para serviço de manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de manejo de águas pluviais em Porto Alegre
Um ex-diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre foi denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por corrupção passiva nesta segunda-feira (5). As investigações apontam que, desde que assumiu o cargo em 2021, o ex-funcionário teria recebido, de forma irregular, a quantia de R$ 517 mil de uma empresa contratada para realizar serviços de manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de manejo de águas pluviais na cidade.
Segundo o Ministério Público, o esquema criminoso teria sido intermediado por um advogado, que também foi denunciado. O pagamento de propina, que totalizou 22 ocorrências, era calculado sobre o valor total dos contratos firmados entre o DMAE e a empresa terceirizada. A cada pagamento, 5% do valor era desviado para o grupo criminoso, sendo que a maior parte era sacada em dinheiro.
As investigações, conduzidas pelo promotor Flávio Duarte, revelaram que o ex-diretor solicitou os pagamentos indevidos em troca de favorecer a empresa em processos licitatórios e na execução dos contratos. O Ministério Público pede a condenação dos envolvidos e a reparação dos danos causados ao erário.