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Executivos fecham negócios e buscam novos clientes em barcos luxuosos em alto mar, em Cannes

Essa tem sido uma estratégia para estreitar relações e fazer acordos com empresas e investidores

19 jun 2024 - 06h20
(atualizado às 09h30)
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ENVIADO ESPECIAL A CANNES - Enquanto milhares de publicitários e membros da comunidade criativa circulam pelas ruas movimentadas de Cannes a caminho do Palácio dos Festivais, executivos do alto escalão das principais agências e marcas do mundo fecham negócios em uma área bem menos movimentada, e exclusiva. É no mar mediterrâneo, em barcos e iates luxuosos que eles fecham acordos durante a semana do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, evento do qual o Estadão é o representante oficial no Brasil.

Se nas ativações e palestras os criativos tentam ganhar conhecimento, CEOs e diretores de marketing circulam nas embarcações luxuosas na Riviera Francesa prospectando clientes, se conectando com lideranças e fechando alguns negócios.

Não é de hoje que, em meio a palestras e premiações, os executivos aproveitam as suas agendas em Cannes para se conectar com outros interlocutores do mercado. No ano passado, em 2023, a fundadora da agência de PR Pros, Daniela Graicar, aproveitou um tempo livre na sua agenda de jurada do Cannes Lions para ter uma conversa com alguns executivos, entre eles um dos responsáveis pela vertical de fusões e aquisições da companhia americana de publicidade Stagwell.

Pouco antes do festival, a executiva já havia recebido contatos de nomes da publicidade interessados em adquirir sua companhia, entre eles a própria Stagwell. O que começou como uma conversa em um evento no barco para executivos, acabou se consolidando em negócio. Um ano mais tarde, a Stagwell anunciaria a aquisição de 100% das operações da Pros no Brasil.

Com o "sucesso" da sua agenda em alto mar, este ano, Daniela voltou à Rivera com uma nova agência de encontros com executivos, mas agora, trazendo alguns dos seus clientes para ampliar as conexões. "Este ano eu resolvi investir nessa agenda estratégica, uma vez que os clientes e as pessoas mais importantes das empresas estão por aqui" disse a empresária ao Estadão. "Os executivos estão com uma agenda muito mais livre neste momento."

Rafaela Alves, AlmapBBDO
Rafaela Alves, AlmapBBDO
Foto: Soraya Ursine/Estadão / Estadão

Na sua primeira ativação no evento de criatividade, o Mercado Livre é uma das companhias que usaram as águas do mediterrâneo como ponto de encontro com executivos. Na terça-feira, 18, o gigante argentino do e-commerce levou para um iate alguns executivos para discutir sobre as possibilidades de retail media nas suas plataformas. "Drinks e uma experiência no iate", descreveu a empresa no convite.

Além de azeitar negócios com possíveis clientes, as agências de publicidade também têm utilizado esses encontros pelo mediterrâneo para conectar seus clientes. Esse é o caso da AlmappBBDO, como conta a vice-presidente de dados da companhia, Rafaela Alves. "O Cannes Lions vem a cada ano ganhando papel mais relevante na construção transversal do marketing. É um ambiente fértil para desenvolvimento de projetos pautados na criatividade e diferenciação. Além da construção de relações, não apenas entre agências, clientes e veículos. Mas também sobre a perspectiva 'cross client'", diz.

Momento de networking

Seja para fechar novos negócios, ou estreitar o relacionamento com antigos clientes, os executivos na Riviera aproveitam as brechas do festival para garantir o networking entre os presentes.

A responsável pela agência Publicis, Gabriela Borges, conta que é comum que os executivos frequentem esses eventos, muitas vezes realizados pelos clientes das agências, para se conectar com outros interlocutores das marcas que dificilmente conseguiriam se juntar no Brasil para conversas mais informais.

Gabriela pontua que esses momentos e "escapadas" para os eventos em alto marca acabam gerando um "equilíbrio perfeito" entre o conteúdo e a inspiração criativa que surgem no Palácio dos Festivais e o networking que acontece ao redor dele.

"Temos participado de muitos encontros proporcionados pelos nossos próprios clientes, como o TikTok, que tem um jardim no Carlton, e pelo próprio Publicis Groupe em diferentes espaços. Acaba virando um equilíbrio perfeito entre todo o conteúdo e a inspiração criativa que exala do Palais e o networking que acontece ao redor dele", diz. "Cannes, por sua própria geografia, favorece os encontros ao ar livre e as conexões fora do ambiente do Palais", complementa.

Clientes internacionais

Ainda que o festival já tenha se consolidado como uma das principais agendas do ano para marcas e agências nacionais, a ida à Riviera também ganha importância para os negócios do mercado doméstico que querem se conectar com interlocutores de outros países e assim fechar negócio em moeda estrangeira.

No meio da "torre de babel" de línguas diferentes faladas pela cidade, alguns executivos brasileiros estão focados em prospectar clientes do outro lado do globo. O vice-presidente de negócios da Ampfy, Guilherme Brum, e o fundador e vice-presidente de operações da agência, Fred Siqueira, aproveitaram o momento embarcados para fazer seu "pitch" (termo em inglês para apresentação rápida sobre o negócio) para os executivos de uma multinacional de origem asiática, que devem aportar no Brasil em breve.

Essa foi apenas uma das diversas agendas ao longo da semana que a dupla fará de prospecção de novos negócios para a casa. "Diferente de outros eventos, o Cannes Lions é um local de agendas. São agendas que, muitas vezes, são muito mais intensas do que as que temos em São Paulo", afirma Brum. "Todo mundo vem aqui com o propósito de fazer negócios", enfatiza.

Assim como Braum, da Ampfy, o sócio da AKM Performma e presidente da Ampro, enfatiza que, com todos os executivos frequentando os mesmos espaços, fica mais fácil conseguir um tempo para uma apresentação, ainda que informal, mas que no futuro pode se concretizar como uma parceria de negócios. "O charme da Riviera francesa é o mais belo cenário para fidelizar clientes e fechar negócios", diz.

Estadão
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