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Experiência do cliente é essencial para franquias, diz CEO

CEO da Yungas lista as principais ferramentas e estratégias que podem ser usadas por franqueados para melhorar índices de satisfação de clientes em redes de franquias

27 jan 2025 - 12h25
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Em média, sete a cada dez (72%) empresas entrevistadas por uma pesquisa da Zoominfo, compartilhada pela Zendesk, revelaram que melhorar a experiência do cliente é a principal prioridade. Além disso, 80% dos líderes planejam aumentar seus orçamentos de atendimento ao cliente, ainda de acordo com os dados compartilhados pelo site.

Foto: Imagem de Freepik / DINO

Para Guilherme Reitz, CEO da Yungas, empresa especializada em soluções tecnológicas para otimização de gestão e comunicação de franquias, a experiência do cliente é crucial para bons resultados de uma rede de franquias.

"A experiência do cliente é o ponto de contato mais direto entre uma marca e seu público. Em uma rede de franquias, ela é ainda mais significativa porque reflete não apenas o desempenho de uma unidade específica, mas da marca como um todo", afirma.

Reitz destaca que uma experiência positiva fideliza clientes, atrai novos consumidores por meio de indicações e diferencia a franquia em mercados competitivos. "Além disso, uma boa experiência pode transformar clientes em promotores da marca, impulsionando o crescimento orgânico".

Experiência do cliente impacta a fidelidade e retenção

"Quando os clientes têm uma experiência satisfatória, eles não apenas retornam, mas também criam um vínculo emocional com a marca", afirma Reitz.

Segundo dados da SuperOffice, também repercutidos pela Zendesk, é de cinco a vinte e cinco vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual. Ainda segundo a publicação, a retenção de clientes é 14% maior entre as empresas que investem em Big Data e analytics, como mostram os indicativos da Neosperience.

"Em redes de franquias, a fidelidade é essencial para garantir um fluxo contínuo de receita e construir uma base de consumidores leais em diferentes localidades", explica Reitz. "A retenção também reduz custos de aquisição de novos clientes, permitindo que os franqueados concentrem recursos na melhoria contínua e inovação", completa.

Franquias devem encontrar ponto de equilíbrio

"O equilíbrio pode ser alcançado combinando diretrizes claras da franqueadora com a liberdade para os franqueados personalizarem aspectos da operação local", diz Reitz.

A título de exemplo, o CEO da Yungas explica que enquanto processos operacionais devem ser padronizados para manter a consistência, a abordagem no atendimento pode ser ajustada para refletir as preferências e necessidades de cada mercado.

"Ferramentas como CRM (Customer Relationship Management) e dados coletados sobre os clientes ajudam a oferecer experiências mais personalizadas sem comprometer os padrões da marca", explica. "Na Yungas, por exemplo, nós atuamos como uma plataforma gestão e comunicação, visando garantir que a entrega da satisfação do cliente esteja sendo sempre monitorada", acrescenta. 

Aliás, 72% dos clientes querem ser reconhecidos como únicos, conforme uma sondagem conduzida pela Opinion Box. Em média, 73% dos consumidores têm preferência por marcas que oferecem experiências personalizadas e positivas, ainda segundo o levantamento, divulgado pelo site Consumidor Moderno.

Consistência da experiência do cliente desafia franquias

De acordo com Reitz, muitas franquias enfrentam dificuldades para manter a consistência da experiência do cliente em diferentes unidades.

Segundo ele, as principais dificuldades incluem:

  • Desalinhamento cultural: nem todos os franqueados seguem os valores e padrões da marca;
  • Treinamento inadequado: falta de capacitação contínua para equipes locais;
  • Diferenças regionais: expectativas e comportamentos de consumidores podem variar entre regiões;
  • Falta de monitoramento: sem métricas claras e ferramentas de avaliação, é difícil identificar problemas na experiência do cliente;
  • Superar esses desafios exige investimento em treinamento, auditorias regulares e uma comunicação eficiente entre franqueados e a matriz.

Cultura da franquia impacta a forma como os clientes são atendidos

Para Reitz, a cultura da franquia tem um impacto direto sobre o modo como os clientes são atendidos. "Uma cultura forte, focada na excelência e no cliente, é transmitida desde a matriz até os franqueados e suas equipes".

Segundo o CEO da Yungas, quando a cultura valoriza empatia, inovação e qualidade no atendimento, isso se reflete na experiência do consumidor. "Por outro lado, uma cultura fragmentada ou mal definida pode gerar inconsistências e um atendimento que não transmite os valores da marca".

A maior parte (58%) dos consumidores abandonam uma marca devido a uma experiência negativa, como entrega atrasada (28%), qualidade (27%), tempo de espera (15%), falta de opções de contato com o suporte (15%) e de comunicação sobre atualizações (11%). As informações integram a pesquisa CX Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, e compartilhada pelo site Mercado e Consumo.

Feedback on-line e avaliações de clientes podem ajudar

Na visão de Reitz, o feedback on-line tem um impacto imenso na reputação de uma rede de franquias. Isso porque comentários positivos podem atrair novos clientes e gerar confiança na marca, enquanto avaliações negativas podem afastá-los rapidamente.

"Em redes de franquias, esse impacto é ampliado, pois um problema em uma unidade pode afetar a percepção da marca como um todo. Monitorar avaliações e responder de forma proativa é essencial para gerenciar a imagem da franquia", explica.

Para Reitz, vale ficar atento às principais tendências globais na experiência do cliente que podem impactar as franquias do país: personalização, omnicanalidade, tecnologia integrada, sustentabilidade e feedback em tempo real. "Além disso, é importante investir na criação de estratégias práticas para simplificar a gestão e fortalecer a comunicação em redes de franquias", comenta. 

"Adotar essas tendências pode ajudar as franquias a se manterem competitivas e a oferecerem experiências alinhadas às expectativas atuais", afirma o CEO da Yungas.

Para mais informações, basta acessar: https://yungas.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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