Explosão de barril de chope mata dois homens em festa no Rio de Janeiro
Segundo especialistas, a explosão pode ter sido causada pela falha da válvula ou no regulador de CO₂ do barril
Uma explosão de um barril de chope causou a morte de dois homens numa festa nesse sábado (11), em São João de Meriti (RJ).
Valdeir Ferreira, 38, morreu enquanto instalava um barril de chope para a sua festa de comemoração de aniversário. Júlio César Venâncio, 39, que estava ao lado do aniversariante, morreu na segunda-feira (13), após dois dias internado no Hospital Geral de Nova Iguaçu (RJ).
Uma das testemunhas disse que "tudo voou" e que a explosão foi ouvida pelos vizinhos. A entrevista foi concedida ao SBT.
O que sobrou do barril após explodir foi recolhido para análise da perícia. O caso é investigado pela 64ª DP de São João de Meriti, informou a Polícia Civil.
"A primeira coisa que eles [peritos] falaram foi que o barril não tinha selo do Inmetro, mas a gente não se atentou a esse detalhe. Não sei se tinha algo de errado no barril, se alguém manuseou de maneira errada, mas a gente precisa saber o que aconteceu", contou Michele Venâncio, irmã de Júlio César.
O comerciante especializado em chope, Rodrigo Kaminski, disse que a explosão pode ter sido causada pela falha da válvula ou no regulador de CO₂ do barril.
"Esses dois componentes possuem um grande valor de segurança e precisam estar na validade. Pelas fotos que vi do caso, me parece que se tratava de um barril antigo, que já deveria ter virado sucata. Pode ser que nem tivesse válvula de segurança para impedir o excesso de pressão. Talvez tenha entrado muito CO₂ no barril. Mas só a perícia vai poder afirmar o que de fato aconteceu", explicou Kaminsky.