Explosões na Praça dos Três Poderes levam ministros ao Palácio da Alvorada para reunião emergencial com Lula
Incidente deixou um morto e mobilizou autoridades federais; inquérito foi aberto e caso pode ser conduzido por Alexandre de Moraes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin no Palácio da Alvorada, em Brasília, após as explosões que ocorreram na Praça dos Três Poderes. O incidente, que causou uma morte, gerou uma rápida mobilização das autoridades federais e colocou o centro político da capital em estado de alerta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Além dos ministros, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, também esteve presente no encontro. Em resposta imediata ao ocorrido, Rodrigues ordenou a abertura de um inquérito para investigar as explosões, classificadas como "elevada relevância".
A expectativa é que o caso seja encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, que tem atuado como relator em processos relacionados a crimes de natureza política e segurança pública, como os inquéritos sobre os atos antidemocráticos e a invasão de prédios governamentais no dia 8 de janeiro.
O episódio envolveu duas explosões em sequência --uma em frente ao prédio do STF e outra entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos deputados--, causando a morte de uma pessoa e a destruição de um veículo estacionado na região. O perímetro foi rapidamente isolado pela polícia, e os servidores que estavam no edifício do STF foram retirados por precaução.