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FAB apresenta nesta sexta-feira (6), relatório preliminar sobre queda de avião da Voepass

A investigação detalhada sobre os "fatores contribuintes" para o acidente aéreo será realizada posteriormente e pode levar até um ano para ser concluída

6 set 2024 - 08h53
(atualizado às 10h56)
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A Força Aérea Brasileira (FAB) vai apresentar nesta sexta-feira (6) o relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre a queda do avião da Voepass, que deixou 62 mortos em 9 de agosto de 2023, em Vinhedo, São Paulo. A expectativa é que o relatório esclareça os eventos que ocorreram durante o voo, oferecendo informações essenciais para a segurança da aviação, pois pode conter itens que sejam relevantes para a operação futura do modelo da aeronave

Equipes trabalham após queda de avião da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo
Equipes trabalham após queda de avião da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo
Foto: Secretaria de Segurança de São Paulo/Divulgação / Perfil Brasil

Conforme apurado pela CNN, o relatório inicial não abordará os fatores que provocaram a queda da aeronave ATR-72. Estas causas serão investigadas em uma segunda fase. Esta será a primeira divulgação de dados sobre o acidente, sendo considerada importante para fazer uma mitigação de riscos, se necessário.

O relatório preliminar, que será apresentado pela FAB, visa esclarecer alguns dos eventos que ocorreram durante o voo. No entanto, a investigação detalhada sobre os "fatores contribuintes" à queda será realizada posteriormente e pode levar até um ano para ser concluída.

Como as investigações sobre a queda do avião são conduzidas?

O processo de investigação é dividido em duas partes principais. A primeira etapa envolve a coleta e análise de dados imediatamente disponíveis, como registros de voo e depoimentos. Posteriormente, a investigação se aprofunda nos fatores contribuintes, como possíveis falhas mecânicas e erros humanos.

A Polícia Civil de Vinhedo e a Polícia Federal (PF) também estão conduzindo suas próprias investigações paralelas. A Civil busca compreender as causas do acidente, enquanto a PF investiga possíveis responsabilidades criminais, assegurando que todas as vertentes do caso sejam adequadamente cobertas.

A previsão é que o primeiro laudo, contendo um conjunto de fotos que ajuda a entender o contexto do acidente e como a aeronave parou no terreno, fique pronto em até 90 dias após o acidente. Este laudo é feito em parceria com o Cenipa. Já o segundo documento, que incluirá todos os exames e testes realizados no Cenipa, além das análises dos destroços, motores e caixas-pretas, seguirá em segredo de justiça.

Perfil Brasil
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