Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fala de Lula é editada para sugerir elogio a Bolsonaro em obra do São Francisco

24 jun 2022 - 16h03
Compartilhar
Exibir comentários

Uma fala em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirma que as obras de transposição do rio São Francisco foram concluídas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) circula sem o devido contexto em postagens nas redes sociais (veja aqui). As peças compartilham um trecho de um vídeo, gravado em 28 de abril de 2022, no qual Lula diz que a maior parte da obra foi feita nos governos petistas, mas que Bolsonaro cita como se fosse uma realização integral da sua gestão.

Postagens com o conteúdo enganoso reuniam mais de 2.500 compartilhamentos no Facebook até esta sexta-feira (24).

Selo não é bem assim

Lula reconhece que Jair Messias Bolsonaro é quem terminou a transposição!!! Em cada discurso é Bolsonaro mais forte.
Vídeo corta fala de Lula para sugerir que petista reconheceu que Bolsonaro terminou transposição
Vídeo corta fala de Lula para sugerir que petista reconheceu que Bolsonaro terminou transposição
Foto: Aos Fatos

Uma fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravada em um evento do PSB em Brasília, no dia 28 de abril, circula fora de contexto nas redes sociais para dizer que o petista admitiu que a transposição do rio São Francisco foi feita por Jair Bolsonaro. Na fala completa, o petista afirma que Bolsonaro coloca que a obra é sua, embora só a parte final tenha sido completada na gestão dele.

No vídeo compartilhado nas redes, Lula diz: "Fizemos um canal de 640 km que era para estar pronto logo depois que eu deixei o governo, e ele ficou pronto agora." A fala é cortada neste momento. Na íntegra, é possível ver que o petista encerra a argumentação de forma crítica ao atual governo:

"Fizemos um canal de 640 km que era para estar pronto logo depois que eu deixei o governo, e ele ficou pronto agora. O nosso governo, Alckmin [presente no evento], fez 88% das obras. No governo Temer foi feito 7% das obras. E esse cidadão, que não preside esse país, quem ele preside são os milicianos que vivem em volta dele, ele terminou apenas 5% da obra. Está fazendo propaganda na televisão como se fosse ele que tivesse levado água do São Francisco para Paraíba, para o Rio Grande do Norte, para o Ceará, para Pernambuco e para outros estados que precisavam dessa água."

Em 2008, o governo do ex-presidente Lula prometeu que a transposição seria concluída em 2012. Em 2013, após reduzir a extensão da obra de 699 km para 477 km, o governo Dilma Rousseff (PT) estendeu o prazo para 2015, mas o projeto não foi concluído. Segundo um relatório do antigo Ministério da Integração Nacional, publicado em 2016, cerca de 84% do Eixo Leste e 87% do Eixo Norte estavam concluídos naquela época.

O Eixo Leste foi finalizado em março de 2017 e inaugurado pelo então presidente Michel Temer (MDB). Em novembro daquele ano, a CGU (Controladoria-Geral da União) publicou um relatório informando que o Eixo Norte já estava 92,5% concluído. O trecho final desse eixo foi inaugurado por Bolsonaro no dia 26 de junho de 2020.

O atual governo anunciou que, além de concluir as obras previstas, irá retomar o projeto original da transposição, que totalizava 699 km, e construir mais 3.000 km de canais e adutoras auxiliares.

Referências:

1. Youtube (PT - Partido dos Trabalhadores)

2. G1 (1 e 2)

3. Transposicaosaofranscisco.com.br

4. O Globo

5. Câmara dos Deputados

6. CGU

7. EBC

8. Poder360

9. Secretaria de Governo

Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Aos Fatos
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade