Famílias atingidas por catástrofe em Porto Alegre escolhem novos lares no 2º Mutirão da Compra Assistida
Imóveis integralmente subsidiados pelo Governo Federal atenderão cerca de 380 famílias atingidas pela catástrofe climática na capital gaúcha
O Governo Federal e a Caixa Econômica Federal, juntamente com a Prefeitura de Porto Alegre, realizaram nesta terça-feira (8) o 2º Mutirão da Compra Assistida do Minha Casa, Minha Vida Reconstrução. Cerca de 380 famílias atingidas pela catástrofe climática receberam orientações e a autorização para a compra subsidiada de imóveis até R$ 200 mil em qualquer cidade do Rio Grande do Sul. A Caixa Econômica Federal tem 700 imóveis cadastrados para atender essas famílias. "Caso as famílias preferirem, elas podem escolher imóveis ofertados pelas construtoras e pelos corretores que participaram do Mutirão da Compra Assistida", explica Maneco Hassen, secretário da Casa Civil para Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Os imóveis são destinados aos beneficiários das faixas 1 e 2 do Programa, com renda de até R$ 4.700. Por meio da modalidade de Compra Assistida, criada com exclusividade em resposta à catástrofe que assolou o Rio Grande do Sul, o Governo Federal busca atender à demanda habitacional, agregando a outras medidas já anunciadas. As familias habilitadas pelo Ministério das Cidades para recebimento das unidades habitacionais estão sendo convocadas para escolher as moradias cadastradas no portal, com expectativa de mudança, após o registro e formalidades cartoriais.
De acordo com Maneco Hassen, outros mutirões como este serão realizados à medida que as famílias forem cadastradas e autorizadas. "O próximo deve ser já na semana que vem, na cidade de Canoas", anunciou Hassen.