Fátima Bernardes deixa a Globo após quase 40 anos; relembre a história da jornalista
Ela inicia a preparação para acompanhar os Jogos Olímpicos de Paris, entre 26 de julho e 11 de agosto
A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, de 61 anos, não faz mais parte do quadro de funcionários fixos da TV Globo. Seu contrato chegou ao fim em dezembro de 2023, após 37 anos no canal, e não foi renovado.
Na última segunda-feira (26), a jornalista anunciou que trabalhará por obra na emissora, já tendo em mãos o projeto de uma nova empreitada. Agora, ela inicia a preparação para acompanhar os Jogos Olímpicos de Paris, entre 26 de julho e 11 de agosto. Pela primeira vez, ela será a estrela de uma cobertura 100% digital.
Neste novo projeto, Fátima Bernardes terá contrato com a Globo apenas enquanto estiver envolvida em determinado programa. Anunciada pela produtora Play9, especializada em mídias digitais e conteúdo com influenciadores, a jornalista vai produzir vídeos para o projeto 'Paris é Brasa', mostrando os bastidores da competição na capital francesa.
"Hoje foi divulgado que meu último contrato com a Globo terminou em 31 de dezembro de 2023. Ao sair do Encontro, já renovei por obra certa, o novo formato de trabalho da empresa. Naquele momento, renovamos para apresentar os realities The Voice Brasil e Kids", explicou em uma publicação no Instagram.
"Com o término do The Voice, entreguei, em novembro, 3 propostas de novos programas. E fico feliz em dividir com vocês que já estamos desenvolvendo um deles. Pra quando? Ainda não sabemos. O importante é que seja de qualidade como o público merece e a Globo sabe fazer, interessante e com o meu perfil", continuou.
Sem um vínculo com a emissora, Fátima Bernardes poderá tocar projetos paralelos enquanto seu novo programa na Globo não estrear.
"Nesses 37 anos na TV, tive todas as possibilidades de evoluir profissionalmente e continuo acreditando que algo muito bom para mim e para o público virá pela frente", finalizou a jornalista em seu texto.
A emissora, que mantém sua política de corte de gastos, inclui não manter contratos de funcionários que não têm projetos em andamento. Por conta disso, profissionais como Antonio Fagundes, Glória Pires, Camila Pitanga e Ingrid Guimarães também foram dispensados pela empresa.
Ver essa foto no Instagram
Trajetória
A carreira da apresentadora começou em 1983, no último ano de faculdade, com trabalhos esporádicos para o jornal de bairro de O Globo. Formada em jornalismo pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fátima foi selecionada para o curso de telejornalismo da Globo em 1986. Aprovada, virou estagiária do Fantástico.
No ano seguinte, ela virou repórter do RJTV, noticiário local do Rio. Em algumas ocasiões, também aparecia em matérias para o Jornal Nacional e Jornal da Globo.
Em 1989, assumiu o comando do Jornal da Globo e, em seguida, trabalhou como âncora no Jornal Hoje, Fantástico e Jornal Nacional. Permaneceu no principal telejornal do país por 26 anos, onde dividia bancada com o então marido, William Bonner — os dois têm três filhos gêmeos: Vinicius, Laura e Beatriz.
Em 2011, Fátima deixou o JN para apresentar o Encontro, que estrearia no ano seguinte. A mudança marcou a migração da apresentadora do departamento de jornalismo para o de entretenimento. Esteve dez anos no comando do programa matinal. Nesse período, foi diagnosticada com um câncer no útero.
Em 2022, Fátima deixou o Encontro e foi direcionado ao The Voice Brasil — reality que apresentou até o ano passado e que foi descontinuado da grade. Em 2023, também esteve no comando do Assim Como A Gente, programa de entrevistas no GNT, canal que pertence ao Grupo Globo. Fátima decidiu sair do Encontro para diminuir o ritmo de trabalho e poder aproveitar mais a vida.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini