Feriadão tem superlua e chuva de meteoros
Confira a programação astronômica e saiba como observar os fenômenos
O final de semana prolongado, por causa do feriado desta sexta-feira (15), quando comemora-se o Dia da Proclamação da República, promete ser especial para os amantes da astronomia, pois será marcado por dois fenômenos celestes que iluminarão as noites e madrugadas: a última superlua do ano e o ápice da chuva de meteoros Leonídeos.
A superlua, que ocorre quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, acontecerá na noite do dia 15. Neste dia, o satélite natural parecerá 6,5% maior e 12,8% mais brilhante que o normal, proporcionando um espetáculo visual.
Além da superlua, a chuva de meteoros Leonídeos, originária da constelação de Leão, também promete encantar os observadores do céu. Com pico previsto para o domingo (17), cerca de 10 meteoros por hora poderão ser vistos cruzando o céu, principalmente nas primeiras horas da madrugada.
Embora a Lua cheia possa dificultar a visualização da chuva de meteoros em seu pico, a Organização Internacional de Meteoros indica que o fenômeno voltará a ter alta intensidade entre os dias 19 e 20 de novembro.
Para apreciar esses eventos celestes, o ideal é buscar locais com pouca poluição luminosa, como áreas rurais ou parques. Telescópios e binóculos podem auxiliar na observação, mas não são indispensáveis.